domingo, 31 de maio de 2009

Como deve estar arrependido!

Ricardo quis sair, nunca foi empurrado. Agora deve estar deveras arrependido. Hoje desceu à segunda divisão de Espanha.
Uma pena que um guarda-redes que tantas vezes defendi, se tenha deixado iludir e deixado levar para onde, claramente não devia.
Que pense em sair rapidamente para outro clube ou para outro país. Merece mais e melhor.

Se eu fosse sócio...

... do Sporting e estivesse indeciso, bastaria saber que um dos candidatos falava em Eriksson para eu decidir o meu voto. No outro candidato, claro!
O treinador do Benfica por excelência. Maus resultados nos últimos tempos. Sem chama de vitória recente. Ultrapassado!
Mal por mal, mais vale o Paulo Bento. Já se lhe conhecem os males, aceita o que lhe dão e lá vai ganhando uns joguitos.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

o CR de ontem foi outro...

Sim, ontem não foi dia de CR7... mas sim de... simplesmente CR (Coliseu dos Recreios).
Espectáculo ao bom estilo Tropicana, o mítico cabaret de Havana, mas sem os belos atributos que aí se costumam encontrar.
Duas horas bem passadas com música ao nível que os cubanos já nos habituaram, cantores de qualidade e um belo grupo de dança.
Parece que valeu bem a pena não ficar em casa, no sofá, a ver a final da Champions.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

domingo, 24 de maio de 2009

A Liga iô-iô

Acabou o campeonato.
Desde a semana passada que os 3 primeiros lugares estavam decididos.
Esta semana decidiram-se os seguintes, com o Nacional e o Braga a ficarem por esta ordem.
No fundo da tabela, calhou aos Belenenses e ao Trofense a fava da descida.
Mas com tudo o que se anda a passar com o Estrela da Amadora e com o Vitória de Setúbal, é muito provável que os agora relegados ainda possam vir a manter-se, pois não parece que venha a ser fácil cumprir com as exigências da inscrição para a nova época.
A menos que que voltem a acontecer aquelas coisas estranhas que já aconteceram num passado recente.
Vai ser um ano de iô-iô com os que desceram a subir e os outros a descer por razões extra-desportivas.

Há dias felizes


Se há dias em que gostava de ver a cara do Sr. Major Valentim Loureiro, esse dia era hoje com a descida do Boavista e Gondomar à 2ª divisão.
É o chamado 2 em 1...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mais um...

Para alguns parece que o dinheiro é... fêmea!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Desavenças sportinguistas

Dias Ferreira, possível candidato às eleições leoninas foi agredido à saída do seu escritório e ameaçado que se avançar com a candidatura poderá ser alvo de nova visita. Lamentável!

Paulo Pereira Cristóvão apressou-se a atribuir a responsabilidade de tais actos à candidatura recém anunciada de José Eduardo Bettencourt. Sem concretizar nem provar, mas com insinuações graves e muito dirigidas a este último. Lamentável!

Não deixou de dizer que pelos anos que passou na PJ sabe bem como estas coisas se fazem.
Podemos ser levados a pensar que, pela sua tão grande experiência, poderia ter sido ele a preparar a marosca e agora aproveitar para incriminar terceiros e para minar o caminho entre os seus dois maiores rivais na luta pela presidência.

Tenho ideia que os sócios saberão responder a este tipo de "campanha".

segunda-feira, 18 de maio de 2009

2 pesos e 2 medidas

Ainda sobre a desavença da passada semana em Alvalade:
  • Ricardo Peres já está a cumprir castigo!
  • Duarte Gomes continua a gozar com o assunto e com quem nele esteve envolvido...

sábado, 16 de maio de 2009

TRI

Mais um campeonato para o Manchester e para Ronaldo. É, mais uma vez, o melhor marcador da Premier League e pode revalidar a Champions League. Para quem, como alguns dizem, não é lá grande coisa, são mais uns belos feitos que geram muita inveja a quem não o formou!...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Músicas que gosto... muito!

Bruce Springsteen - The River (LIVE in NY)

Quando se fala sem saber


Ainda sobre a polémica havida entre Duarte Gomes e Ricardo Peres antes do jogo Sporting x Setúbal, importa trazer aqui um comentário do Sr. Paulo Parati no Domingo Desportivo, onde se encarregou de fazer a defesa do seu ex-colega, sem analisar os actos e factos, mas sim a verticalidade do árbitro do jogo. Claro que se o arbitro é uma pessoa com verticalidade e tem razão só por isso, deve deduzir-se das palavras do Sr. Parati que Ricardo Peres não o é e, obviamente, não deverá ter razão. Fracos e estranhos argumentos!...
Mas houve mais. Nesse comentário diz ainda o Sr. Parati que o facto de Ricardo Peres ser filho de uma antiga glória do Sporting não lhe dá nenhum direito especial em Alvalade.
Pois que fique o Sr. Parati a saber que Ricardo Peres é filho de um Peres sim, mas não dessa velha glória leonina.
Não que o seu pai não seja também uma figura destacada do desporto português e da arbitragem, de nome Luís Peres, mas numa outra modalidade que é o Judo, onde as polémicas são muito menores e não se fala de compadrios nem corrupção...
Quando se emite opinião pública deve saber-se do que se fala, sob pena de se dizerem enormidades e asneiras graves, sobretudo quando a ânsia de defender o indefensável nos faz querer passar por cima de tudo.
Esperemos que de futuro tenha mais tento na língua, coisa que não é de esperar pois também nunca o teve no apito.

domingo, 10 de maio de 2009

Manuel "Palanca" José

Em dia em que a grande notícia é o Tetra do Porto, Manuel José assina e anuncia de forma oficial que vai ser o novo seleccionador de Angola.
Esperemos que possa continuar a ter sucesso por terras africanas e consiga fazer dos angolanos uma selecção respeitada e temida.
Votos de muito sucesso!

Advertências unilaterais

Uma coisa nós sabemos. Um árbitro tem poder para advertir elementos ligados aos jogos que vão arbitrar se estes tiverem comportamentos reprovatórios. Mas será que alguém tem poder para advertir um árbitro com um comportamento censurável, quando este se pega com um treinador de forma altamente reprovável, com empurrões, como um qualquer arruaceiro?

Vamos esperar que a Liga e os altos responsáveis da arbitragem portuguesa não façam vista grossa e analisem de forma séria os incidentes de Alvalade entre o Sr. Duarte Gomes e o treinador dos guarda-redes leoninos, Ricardo Peres.

Glória aos vencedores

Saber aproveitar também é um mérito.
Num ano em que as coisas até pareciam não começar muito bem, em que havia falta de garantias de qualidade de algumas das aquisições, o Porto acabou por conseguir dar a volta, não só ao seu futebol, mas também aproveitando a ineficácia dos seus adversários mais directos e aproveitou para conquistar o quarto campeonato seguido.
A esta hora faz-se a festa onde há portistas.
Na hora da vitória não é altura para análises mais profundas ou para falar de casos que podem ter condicionado a época, mas sim de, com elevação, atribuir glória aos vencedores.

Não devemos também esquecer a honra dos vencidos. Sim porque há vencidos que o são por serem honrados...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fico à espera

Sim! Fico à espera de ouvir os comentários daqueles que tanto criticaram Scolari por convocar suplentes...

Mais suspeição

Uma vez mais a UEFA tem decisões estranhas com prejuízo grave e muito penalizador para alguma das partes em jogo.
A nomeação de Tom Henning Ovrebo para uma meia-final da Champions League, entre dois clubes cheios de ambição de atingir a final e que se previa como um jogo muito difícil é de uma grande irresponsabilidade. Ou será mais que isso? Afinal quando há um erro, esse ainda pode ser desculpabilizado. Quando há 3 ou 4 já se passa claramente para a suspeição.
É legítimos que os jogadores, treinadores e dirigentes do Chelsea se sintam revoltados depois de se verem eliminados da final mais importante de todas as prova de clubes porque o árbitro deixou passar sem penalização, pelo menos 3 jogadas para pénalti a seu favor.
Mais estranho se torna tudo isto se pensarmos que este mesmo árbitro foi responsável pelo empate entre a Itália e a Roménia do Euro 2008, com a anulação de um golo a Luca Toni que provocou protestos dos transalpinos e por força disso Ovrebo foi afastado do torneio e até hoje não voltou a ser nomeado para jogos de responsabilidade da UEFA.
De repente aparece numa meia-final de tamanha responsabilidade... uma irresponsabilidade!
Talvez o Barcelona mereça esta final e é aquela que todos queremos ver, mas não deveria tê-lo conseguido desta forma...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Rocket" Ronaldo

É feliz o "nick name" que o comentador da RTP teve na peça sobre o jogo de ontem da Champions em que Ronaldo marca 2 golos, dá 1 a marcar e tem mais 3 ou 4 oportunidades, que só não deram golo porque foram paradas de forma vistosa por Almunia.
E muito se assemelha a um rocket a força que imprime à bola nos remates e a velocidade que consegue meter na sua corrida. Se a isto juntarmos a sua capacidade de também jogar de cabeça, a forma como já ajuda a defender e a sua compleição física, estamos perante 5 características que Messi não tem. Terá outras e, tem seguramente, um futebol mais vistoso mas, mais uma vez, o nosso Cristiano demonstrou que até pode não vir a revalidar o título de melhor do mundo, mas que mete medo aos adversários, mete!!! E que Messi tem que continuar a ser consistente para poder ser melhor.
Eu tenho o direito de continuar a pensar que se Ronaldo não tivesse sido operado no início da época, teria neste momento mais golos que o argentino e não teria sido tão rebaixado sem que lhe dessem o tempo necessário de recuperação da forma física por quem tem inveja dele não ter sido formado noutro clube.
Talvez neste momento o Sr. Vasconcelos não dissesse a aberração que Messi é o melhor jogador de todos os tempo...

domingo, 3 de maio de 2009

A Raposa Velha e o Diamante

Manuel Fernandes é uma raposa velha e de avançados sabe ele!...
Nas últimas semanas falou bastante de Carlão como sendo uma excelente escolha e não deixou de aconselhá-lo ao Sporting.
Hoje ficou a saber-se porquê. O avançado da União de Leiria marcou 4 ao Olhanense e com isso deve ter assinado contrato para a primeira divisão para o próximo ano.
Se já se falava dele graças ao seu treinador, a partir de hoje os maiores devem ter percebido que o Manel não estava a inventar.
Mais um diamante pronto a ser lapidado. Vamos esperar que corresponda.

sábado, 2 de maio de 2009

Será verdade Sr. Quique?

Ou será que nunca foi tão fácil parar o Benfica como agora?
Até quando é que aguenta? Será que ainda chega ao final da época e sujeita-se ainda a mais humilhações?
E qual é a quota parte de responsabilidade de Rui Costa?

La Liga

Uma lição dada em Madrid com uma completa humilhação por parte de um Barça esmagador sobre um Real incapaz de contrariar a força dos catalães que assim, praticamente garantem a Liga.
Juande Ramos, que sempre pareceu um remendo no comando técnico dos merengues, deve, com este resultado, ter os dias contados na capital espanhola.

Qual terá sido o prémio de jogo?


E por quem terá sido pago?
A Académica, descansada na tabela, não tem que deixar o Sporting ganhar, mas o empenho, o arreganho e a intensidade posta naquela segunda parte, deixa um cheirinho a muito dinheiro de prémio de jogo...
Ora se na tabela se está confortável, e a tesouraria não abunda de dinheiro, será que houve incentivos externos?