terça-feira, 4 de agosto de 2009

Hipotecar ou apostar em bolsa?

Será legítimo a um dirigente apostar em bolsa, que pode cair a qualquer instante, bastando que não ganhe o campeonato, todo um clube da grandeza do Benfica?
Sim, sabemos que há os activos, mas qual poderá ser o valor de alguns activos que já não eram valorizados noutros clubes, se o Benfica não vencer? Metade do que custaram este ano?
E depois? Vende-se o naming... até não haver mais nada...
E qual é o papel da CMVM? Não é esta entidade um regulador de mercado de entidades cotadas em bolsa? Por que não obriga um clube com este tipo de responsabilidade a justificar de onde vem o dinheiro para estas aquisições e onde pensa o clube ir buscar os valores necessários para cumprir com os vencimentos que aí vêm?
Ou será que, à semelhança da banca, se vai deixar andar até não haver remédio?

7 comentários:

Anónimo disse...

Anda muita gente preocupada ou mesmo desconfiada com o "all in" do Benfica ao investir praticamente tudo à custa da cerveja Sagres. Pois bem para começar, por muito que me custe, bani as minis do meu frigorifico. Espero por isso que mais gente siga o meu exemplo.
Por outro lado custa-me também aceitar que o Sporting tenha contratado a peso de ouro um gestor que só sabe conter ou mesmo cortar custos. Cortar custos toda a gente sabe, investir com risco controlodado e valorizar os seus activos é que me parece que é só para alguns.
César João Lourenço

Anónimo disse...

Vejam lá se com as assistências no AlvaLidl - inferiores aos jogos de juniores do Benfica - nem conseguem pagar o chorudo ordenado do "meio-cotonete"!

P.S.- A César o que é de César, meu ganda Tóininho...aquilo a que chamam cerveja e que patrocina os clubes das camisolas feitas do pano das barracas das feiras, também tem 'mines'.
Anda daí que eu pago as sandes de coiratos :-)

Anónimo disse...

Tem 'mines', como tu dizes, e quase dadas, a metade do preço das da SAGRES...
Mas como diz o outro:
- Podíamos viver sem a SAGRES?
- Podíamos...! Mas não era a mesma coisa!

Anónimo disse...

INSOLAÇÃO

A notícia não é notícia. A notícia é uma informação que, quando olhada de forma ingénua ou malévola, conduz a um título alarmista. Os senhores do Sol chegaram à brilhante conclusão de que o patrocínio da Sagres vai directo para o BES. Serviram esta informação como um anúncio do apocalipse. Como não acredito na ingenuidade de nenhum Escobar, resta-me acreditar que a notícia não tem a bondade tola dos ingénuos. [link]



Há uns tempos, sobre o mesmo assunto, já o Carlos Miguel Silva se pronunciara nesta Tertúlia:

«Há, evidentemente, contratos cujas receitas estão a ir directamente para os bancos com os quais se têm financiamentos de médio e longo prazo. Resulta directamente da reformulação da estrutura contratual associada ao project finance do estádio. É público, foi amplamente explicado pelos responsáveis do Benfica para quem verdadeiramente quis ouvir. A estrutura do financiamento passou inclusivamente por uma alteração no sentido da libertação de uma série de garantias e mordaças contratuais tipicamente associadas a um project finance - passando a assumir praticamente a natureza de uma dação ‘pro solvendo’, cuja figura jurídica implica o recebimento dos pagamentos de um conjunto de Contratos Comerciais associados ao Novo Estádio directamente em contas dos bancos, por forma a amortizar os financiamentos tidos com estes. O Contrato Comercial de Naming e Pouring Rights com a Centralcer era um deles.» [link]



Perceberam? Basta ter tantos neurónios como o Sá Pinto e ter uma honestidade intelectual ligeiramente superior à do Vítor Queirós para perceber. Lamentavelmente, parece que o antibenfiquismo primário do José António Lima impera acima destes dois simples pressupostos.



Lamentavelmente, o Sol assemelha-se ao The Sun em termos de seriedade e este, como sabemos, tem paralelo apenas no defunto Incrível. Neste momento, o Sol pare informação abaixo da folha do Lidl.




escrito por Pedro F. Ferreira

Anónimo disse...

César João Lourenço,comentador,à margem,fala em "investir controlado"...Controlado?: O benfica nos últimos anos tem SEMPRE subido o passivo(já vai nos 400 milhões de Euros...)e "Valorizar os seus activos"...Valorizar?: Qual foi o jogador que tem valorizado e vendido com substanciais mais-valias?...(ainda se falasse do FCPorto...). Finalmente,refere que "anda muita gente preocupada com os investimentos do Benfica...) É verdade: Eu sou um deles. É que já sabemos que, mais ano menos ano, quem vai pagar este desastre financeiro são os contribuintes, porque o benfica é uma Nação e o Estado nunca o deixaria cair...Vai uma aposta?...
Inácio Capinha

Anónimo disse...

Sem preconceitos sociais, xenófobos ou raciais, o facto é que a "Sagres" é a cerveja bebida pelo pessoal da construção civil, dos emigrantes africanos dos bairros periféricos de Lisboa e a mais vendida nas tascas rascas do país. Entre estes consumidores e o adepto-tipo do benfica há uma grande sintonia, em termos sociológicos: Não é à toa que a Sagres investe no benfica...Antes, foram efectuados estudos sobre o mercado-alvo a atingir...Alguém tem dúvidas?...(há excepções, obviamente...)Olhe-se para o perfil do presidente, LFVieira e do treinador actual Jorge Jesus: Bebem Sagres, de certeza...Vai uma aposta?...Inácio Capinha

Anónimo disse...

Inácio Capinha

Já tu não enganas ninguém, leite da Ucal e 'colega' do Goucha.