sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Não à imagem para FIFA ver, sim à verdade e à justiça!

Muitas são já as vozes que se unem em torno de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (ou deverei dizer Comissário Executivo da FIFA?), depois do grito de alerta que este hoje lançou na comunicação social, chamando à atenção sobre o mal que se anda a fazer ao futebol português, com tudo o que se vem passando nos últimos tempos, nomeadamente na sequência da divulgação dos e-mails por parte do Porto Canal e do Director de Comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques e a troca de acusações daí inerente. 

Mas, todos os adeptos de futebol do nosso país não poderão estar mais de acordo com Fernando Gomes. Só que uns estão de acordo por uma razão e outros por outra... uns porque acham que o barulho é uma cabala e uma afronta, os outros porque acham que o barulho é consequência crimes e de falta de verdade desportiva.

Algumas perguntas surgem, no entanto, que o Sr. Presidente devia responder:

  • Que tem feito a FPF na sequência de tantas evidências de irregularidades?
  • Que tipo de diligências tem efectuado o Departamento Jurídico da Federação sobre os assuntos que têm sido expostos?
    • Será já algum árbitro já foi chamado para ser inquirido sobre as situações em que se viram envolvidos?
    • Será que corre algum processo de inquérito sobre estas situações?
    • Será que se investigou sobre as incompatibilidades dos observadores?
    • Será que a FPF tomou alguma acção concreta sobre a fuga de SMS's do seu Presidente e que, alegadamente, estão em posse de pessoas ligadas a clubes?
    • De notar que os serviços jurídicos da FPF podem antecipar-se aos tribunais e pôr em prática a justiça desportiva.
Muitas perguntas se poderiam aqui deixar mesmo salvaguardando que os e-mails ainda não estejam confirmados.

E mesmo que os e-mails venham a ser dados como reais, dificilmente virão a ser utilizados para fins judiciais, no entanto, internamente, nos meios federativos, não poderão nunca ser ignorados e os envolvidos deverão ser obrigados a assumir a sua responsabilidade pessoal e a afastarem-se.

Até lá, temos uma arbitragem sob suspeitas, temos observadores ilegais e o Sr. Presidente da Federação acha que o problema é do ruído exterior.

Então mas, caro Fernando Gomes, perante tamanhas suspeitas, nunca negadas pelos visados, ignoradas pela Liga, bem como pela Federação, quem está mal é quem acusa?
É verdade que o futebol está a sofrer e tudo isto pode ser ainda mais prejudicial, mas então a culpa é de quem entendeu competir de forma séria, justa e leal e não de quem manipulou, traficou e alterou a verdade desportiva?

Que o Dr. Fernando Gomes aceite que lhe roubem os SMS's e entenda calar-se a bem de não atrapalhar a sua nomeação para Comissário da FIFA, há outras instituições cujas ambições são internas e acham que a legalidade e a justiça são urgentes no futebol nacional e que se devem, urgentemente, procurar respostas às muitas perguntas que vão surgindo na sequência das divulgações dos e-mails.

Por isto, Sr. Presidente, não subverta as prioridades nem condicione que luta pela justiça. A justiça é um direito constitucional e a verdade desportiva é algo imperioso em qualquer competição. É sua obrigação, enquanto máximo representante do futebol português, ser o primeiro a pugnar por estas prioridades e não a acusar quem o busca, a bem de uma imagem para o exterior que não é real, não é séria, não é justa e não é legal!

E, Dr. Fernando Mendes, os que reclamam apenas querem "Um Futebol para TODOS"...



Sem comentários: