terça-feira, 30 de dezembro de 2008

BOM 2009

Com a singela eleição dos melhores de 2008 pelo Ponta da Lança, encerramos o ano.
Esperamos que 2009 possa ser um grande ano desportivo, que traga novas conquistas ao desporto português, mas acima de tudo clareza, transparência, honestidade e lealdade.
Que se possam reduzir os "lobies", os compadrios e as jogadas baixas.
Que possamos celebrar vitórias justas a todos os níveis.
Um feliz 2009 para todos.

MELHOR DE 2008

MELHOR PERSONALIDADE DO DESPORTO DE 2008

PIOR PERSONALIDADE DO DESPORTO DE 2008


MELHOR BLOG DE DESPORTO DE 2008

Estranhamente encerrado. Esperamos o seu regresso para breve.

MELHOR BLOGUISTA DE DESPORTO DE 2008

ANTÓNIO BORONHA (http://antonioboronha.blogspot.com/)

MELHOR POST DESPORTIVO DE 2008

PARALIMPICOS (http://bolanaarea.blogspot.com/2008/09/para-qu.html) - Por Eugénio Queirós - Bola na Área

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Calisto escreve a ouro



Não faço ideia do que é que o Viet Nam Net quer dizer com o que aparece escrito por cima da foto da selecção vietnamita liderada por Henrique Calisto, que ganhou a Taça do Sudoeste Asiático, mas certamente que serão palavras de agradecimento e congratulação pela vitória.

O que nos interessa é que há mais um português a escrever história a ouro em paises que não o seu e, neste caso, bem longe de casa.

Parabéns ao treinador Luso pela bela conquista que também honra os seus compatriotas.

Muitas vezes temos que sair de perto dos nossos para sermos valorizados por eles.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Mais um prémio!


Mais um prémio para Ronaldo. Bola de Ouro para o canal Eurosport.
Conforme eles dizem: "Podia ser previsivel, mas não havia outra escolha possível."
Bosingwa foi eleito pelo mesmo canal como o defesa direito do ano e faz parte da equipa onde também consta, obviamente, Cristiano Ronaldo.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal

O país está a parar e o Ponta da Lança vai também parar por uns dias para se poder empanturrar à bruta, nesta quadra que já está em ebulição.
A todos os meus amigos e leitores deixo votos de um Feliz Natal e que possam ter tudo aquilo que mais desejam.

Três grandes empatam, mas... de forma diferente!

Quem viu os três jogos em que entraram os três grandes este fim-de-semana, encontra uma semelhança clara que foi a fraca prestação durante grande parte do jogo.

Mas depois há as diferenças que me parece interessante assinalar:
  • A Académica não teve 1 oportunidade de golo!
  • O Sporting marcou 2 golos limpos, um de Liedson outro de Postiga que não foram considerados.
  • O Marítimo contra o Porto e o Nacional contra o Benfica tiveram as melhores oportunidades de golo!
  • Em Alvalade não houve qualquer jogada polémica contra o Sporting!
  • No Dragão ficam 2 penaltis por assinalar contra o Porto. Empurrão de Rolando e mãos de Bruno Alves.
  • Na Luz, antes da polémica que é favorável ao Benfica, Miguel Victor agarra um avançado do Nacional que ia entrar na área isolado e nada foi marcado. Fica um livre directo à entrada da área por marcar e consequente expulsão do defesa.
  • Também na Luz há um golo anulado ao Benfica por bola na mão do mesmo Miguel Victor que já não devia estar em campo.
  • No Dragão o árbitro teve problemas no túnel e o motorista da equipa de arbitragem foi agredido.
  • Na Luz o árbitro teve problemas no túnel, mandou identificar alguém que lá estava para o ofender e expulsou Nuno Gomes por insultos, situação que é assumida por Pedro Henriques aos microfones da Antena 1.
  • Em Alvalade o árbitro saiu sem problemas pelo túnel, não mandou identificar ninguém, não expulsou ninguém e não houve agressões.
  • Na análise de Jesualdo ao jogo o que fica é uma boa exibição (dicutivel) do F. C. Porto e muitos golos perdidos que poderiam ter dado a vitória.
  • Na análise de Quique ao jogo fica a ideia que o Benfica fez o suficiente (dicutivel) para ganhar e que o árbitro não deixou.
  • Na análise de Paulo Bento ao jogo fica a ideia que o Sporting desperdiçou a primeira parte do jogo, por ter jogado mal.

Estas diferenças são factos e por isso pouco discutíveis, que poderiam ter consequências directas na classificação das equipas e na cabeça dos jogadores, na atitude dos técnicos e dos adeptos.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Não se pode ser mineiro

Tá mau para andar em túneis...
Depois de ontem Duarte Gomes se ver em apuros no Dragão, parece que hoje Pedro Henriques teve a mesma experiência na Luz...
Pois é, desta vez não gostaram dele!... Só dizem bem quando ele contradiz os seus ficais de linha.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Mais uma montanha que vai parir...

Estou aqui a ouvir o Rui Santos a dizer que tem informações seguras de que o árbitro Duarte Gomes sofreu pressões (ou até mais que isso) no túnel do Dragão no final da partida de hoje contra o Marítimo em que o Porto não conseguiu mais que um empate a zero.
O comentador não concretiza. Não diz quem disse ou quem viu nem o que viu e diz que vai esperar que o árbitro tenha coragem de denunciar os acontecimentos e que os seus colegas jornalistas também consigam ultrapassar as pressões que sofrem nas redacções para poderem por cá fora a verdade.
Mais que Rui Santos, nós, os comuns adeptos de futebol, esperamos avidamente que a verdade venha ao de cima e rapidamente.

Vamos ver se não vai haver mais uma montanha a parir mais uns ratinhos...

Mais uma que Messi NÃO ganhou


Manchester United Campeão Mundial de Clubes, com golo de Wayne Rooney a passe de... Cristiano Ronaldo!

Só um a puxar é pouco!


Sir. Alex Ferguson é dos poucos que se lê ou ouve em defesa de Ronaldo como o Melhor Jogador do Mundo de 2008.
Lamentavelmente não temos qualquer notícia semelhante por parte do Seleccionador Nacional, do Presidente da Federação ou mesmo do Presidente da Liga, para já não falar nos seus colegas de profissão que parecem amedrontados ou pouco convencidos que o seu compatriota tenha sido o melhor do globo deste ano.
Enquanto por cá não se faz nem se diz nada, os outros vão aproveitando para enaltecer os feitos mais recentes de Lionel Messi, como se este pelo que vai fazendo possa apagar o que o nosso já fez.
Messi até pode vir a ser esta época o que não foi na anterior, melhor marcador em Espanha, campeão espanhol, melhor jogador da Liga espanhola, melhor jogador da Liga eleito pelos seus colegas, melhor marcador da Champions, melhor jogador da Champions, melhor marcador europeu de 2008/2009 e Bola de Ouro 2009. Ronaldo foi tudo isto em 2007/2008!!!
Será que não merece o nosso apoio? Eu não conto porque poucos me lêem mas gostava de ver o Dr. Gilberto Madaíl, o Dr. Hermínio Loureiro, o Prof. Carlos Queirós e todos os demais intervenientes do futebol português com tempo de antena a defender o jogador e a fazer chegar o nome de Portugal mais longe, mais alto e mais forte.

Estava a incomodar???


Não concordo

  1. Quando que se diz que o Sporting não jogou bem contra a Académica.
  2. Com a valorização da exibição da Académica, pois só me lembro de uma defesa de Rui Patrício e num remate de longe.
  3. Que o Sporting não tenha feito o necessário para ganhar o jogo.
  4. Que Cosme Machado não tenha dado o primeiro amarelo a Peskovic quando este saiu claramente da área com a bola controlada pela mão. Aqui, a maior cota de responsabilidade cabe ao "bandeirinha" que está parado a 5 ou 6 metros do lance e não quis ver.
  5. Que Cosme Machado não tenha validado um golo limpo de Liedson só porque ele entendeu que tinha que apitar para o jogo se reiniciar. Onde é que isso está escrito nas regras?
  6. Que Cosme Machado tenha transformado cantos em pontapés de baliza.
  7. Que Cosme Machado tenha demorado 76 minutos a amarelar Peskovic pelos consecutivos atrasos de reposição da bola em jogo. De notar que seria o segundo amarelo, caso tivesse dado o primeiro aquando da saída da área com a bola controlada.
  8. Que Cosme Machado tenha invalidado um segundo golo ao Sporting por pretenso controlo de bola com as mãos de Postiga, quando apenas esta lhe bate na barriga. Apesar de não concordar, neste lance dou o benefício ao árbitro pela rapidez da jogada, dá a sensação de falta.
  9. Que Cosme Machado tenha dado apenas 5 minutos de desconto, quando houve 5 substituições na segunda parte e o guarda-redes da Académica esteve a ser assistido perto de 4 minutos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Resultado

Sporting - Bayern Munique
Acredito que o Bayern está todo satisfeito por lhe ter calhado o Sporting, mas penso que há obrigação por parte dos portugueses de dificultar em muito o jogo e dividir a eliminatória. Há 2 anos a supremacia dos alemães não foi assim tão evidente que agora meta medo. E mais, já não está o Ricardo na baliza, pode ser que o Schweisteiger não marque de longe...

Atletico Madrid - Porto
Maniche e Paulo Assunção de regresso ao Dragão e Simão de regresso a Portugal num embate que se prevê dividido e sem favorito à partida.
Ficamos à espera de ver como vai ser a recepção ao luso-brasileiro depois das agressões que precipitaram a sua saída.
Braga - St. Liège
Quero acreditar que é uma eliminatória repartida mas a velha raposa Boloni é um técnico a ter em consideração pelo seu vasto conhecimento do futebol português.
Ainda assim evitaram-se adversários muito mais fortes, pelo que está tudo em aberto.

Agora algo realmente importante

É hoje às 11 horas que anda à roda na sede da UEFA para serem encontrados os adversários das equipas portuguesas que seguiram para a fase seguinte.
Chegados a este estágio já não há facilidades. Estão lá todos os bons, pelo que o melhor que se pode fazer é desejar algum por qualquer razão particular ou pessoal.
Dentro dos possíveis contendores à espera do Sporting eu escolheria a Roma porque tiveram experiência recente e os italianos não foram de uma superioridade muito clara ou o Liverpool porque o futebol português não se dá mal com o inglês e poderia haver uma surpresa, apesar da evidente dificuldade.
Quanto ao Porto, O Chelsea ou o Inter têm a particularidade de serem treinados por treinadores que, por boas ou más razões, têm que ver com o próprio Porto e isso poderia funcionar a favor. Se calhasse o Villareal não haveria um favorito à partida e poderia ser, também, uma eliminatória bem disputada.
Finalmente o Braga, que tem um conjunto de equipas onde há um pouco de tudo, mas um St. Liège ou um St. Etienne poderiam fazer sonhar com uma passagem na eliminatória.
É só fazer figas...

Não resisto à provocação


Poderiam ter ganho por 8 que de nada adiantaria, mas perderam! E perderam por 0 - 1 com um golo que, na minha modesta opinião, o Quim não sofreria!... Deitava-se e tirava a bola e não ficaria, como ficou o Moreira, a meio caminho de tudo e de... nada!

Já não servia para nada mas, e se fizesse falta?...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Metali...zados

A facilidade com que se acusa devia dar aso a resposta na mesma moeda, mas há que ser elevado e não rebaixar o Benfica por só ter conseguido 1 ponto no seu grupo da UEFA.
Os mesmos que agora estão tristes por não terem conseguido ganhar por 8 golos de diferença (que de nada valeriam face ao resultado de 4 - 0 do outro jogo), são os mesmos que têm vindo a menosprezar a prestação do Sporting por lhe ter calhado um grupo fraco. Nestas situações, há que assumir favoritismos e ganhar e isso os leões fizeram. Ganharam os jogos às equipas teoricamente mais fáceis e perdeu com um Barça que, sempre que precisou de ganhar, goleou!
Ora o Benfica não conseguiu sequer ganhar às equipas mais fáceis, senão teria ganho a um Metalist sem credenciais, a um Herta de Berlim de segundo plano da Alemanha e tinha obrigação de se bater de igual para igual com Panathinaikos e com Galatasaray. Estou a ser comedido nesta constatação porque quem se assume como clube de nível mundial não pode vacilar perante nenhum dos antagonistas que lhe calharam, até porque se analisarmos plantéis e orçamentos duvido que haja quem tenha mais argumentos que os da águia.
Depois disto, vêm-se os jogadores em trabalhos forçados, treinando às 10 da noite, Aimar e Luisão em trabalhos extraordinários de potência e Quique com cara de poucos amigos e discurso duro na conferência de imprensa.
Moral da história, quem tem telhados de vidro não deve mandar pedras ao vizinho...

Agora eu pensava que só lhes restava o campeonato, pois sempre desdenharam a Taça da Liga, mas ontem ouvi num programa da Benfica TV em que participam 4 jovens que se riem muito (sabe-se lá de quê...) dizerem que esta competição ganha importância suprema e há que ganhá-la. Como mudam tão facilmente as opiniões...

Mais uma alfinetada que não posso deixar passar em claro foi a facilidade com que criticaram o Sporting por ter apenas 7.500 espectadores no seu jogo da Taça da Liga contra o Marítimo e agora também tiveram um estádio vazio.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mais um amuado...



Já não bastava o Miguel Veloso, o João Moutinho, o Vukcevic, o Stojkovic e, ciclicamente, o Liedson... agora temos também o Yannick Djaló a amuar.

Olha, olha, não festeja os golos!... Vejam só, coitadiiinho... Vai mas é trabalhar, óóó...

É o que me apetece comentar sobre mais uma birrinha.

É que estes meninos esquecem-se que só estão onde estão ou só são o que são, graças a muito trabalho e investimento do Sporting nas suas carreiras. Não pensam sequer que chegaram ao primeiro plano do futebol nacional porque tiveram a sorte de ir parar a Alcochete, pois basta olharem para os clubes rivais e verem quantos colegas seus de formação é que tiveram as mesmas hipóteses. Quanto é que esses estão a ganhar???

É, no entanto, legítimo querer ganhar mais, mas é nesta altura que devia estar acompanhados por alguém que lhe explique que quando se assinam contratos, estes devem ser honrados e não é por se fazer birras que se tem razão para que estes sejam melhorados, só porque se marcaram meia-dúzia de golos. Afinal era essa a ideia subjacente na altura em que se estabeleceu o vínculo. É também nestas alturas que deve por os olhos nos seus colegas do Estrela da Amadora cuja ambição é receber e nem pensam na possibilidade de pedir melhoramentos.

Tudo isto faz com que o comum adepto se aperceba que, lamentavelmente, os jogadores são todos iguais. Não adianta apoiar de forma especial, acarinhar ou defender na praça pública pois, mais tarde ou mais cedo, estamos sujeitos a que entrem nestas fases de amuo/reivindicação, que nos deixam ficar arrependidos pela aposta neles.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Salvem os ricos do nosso país!!!

Maldita crise


Mais um malefício da crise!
Talvez a saída da Suzuki do Mundial de Ralis não significasse muito, mas a saída da Subaru vai afectar e de que maneira!... Vai reduzir muito o interesse e a espectacularidade. Esperemos que a Citroën e a Ford não venham a lembrar-se do mesmo senão então é que deixa de valer a pena tentar manter as provas no WRC. É uma pena, sobretudo para Portugal, depois de estar há tanto tempo sem a mais alta prova dos ralis mundiais, quando a recupera, ela vem ferida pela ausência forçada de equipas de topo.

João Ferreira, o meu camarada de armas


Já vai longínquo o ano de '88 em que "assentei praça" na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas, tendo como camarada de armas o Ferreira que na altura era mais um recruta, igual aos outros 119 que nesse dia 22 de Agosto entravam pela Porta de Armas. Ele pela sua capacidade física, militarismo e a vontade que já tinha na altura de seguir uma carreira no exército, facilmente se destacou e no final das 7 semanas de recruta básica seguiu para o Curso de Oficiais Milicianos e eu, sem tantos recursos e, claramente com muito menos vontade de andar na tropa, fiquei-me pelo Curso de Sargentos Milicianos, embora tenhamos continuado a ter instruções conjuntas por mais 3 meses.
Nunca mais vi nem falei com o Ferreira, mas nunca deixou de ser um camarada de armas e o pouco tempo que convivemos foi bastante intenso e obrigou-nos a muita entreajuda e solidariedade, por isso sempre que vejo jogos arbitrados por ele, vejo-os com uns olhos diferentes dos demais e desculpo-o mais que a outros, mesmo quando ele erra contra a minha equipa. A vida ensinou-me que não se devem por as mão no fogo por ninguém, mas pela personalidade que tive oportunidade de conhecer durante 4 meses acho que sempre que o Ferreira errou foi contra sua vontade. Espero não ser mais um ingénuo...
Li hoje que regressou da sua comissão no Líbano e que vai voltar à arbitragem nacional, de onde esteve afastado durante este período.
Devo dizer que, embora não seja um dos mais consensuais juízes nacionais, tem claramente muito mais capacidades que muitos dos que por aí andam, pelo que lhe dou as boas vindas neste regresso e lhe desejo muita sorte.
E se ele, por mero acaso ler estas linhas, mando-lhe um abraço.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Nomes e camisolas

Os nomes e as camisolas, afinal, continuam a não ganhar jogos. Os milhões de €uros gastos pelo Benfica não são sinónimo de vitórias.
Sem desprimor para o Leixões que conseguiu um grupo coeso mas cujos resultados estão claramente a ir além das suas próprias expectativas, do Benfica esperava-se muito mais. Uma equipa recheada de estrelas de renome mundial como são Reyes, Aimar e Suazo, para já não falar em Luisão, Katsouranis, Cardoso e Nuno Gomes, tinha obrigação de fazer melhor.
Neste momento estão fora da UEFA e da Taça de Portugal. Se Rui Costa tinha acabado de avisar que ainda não tinham ganho nada, agora piorou pois ficaram de fora de mais uma prova.
A famosa época do Glorioso Benfica está a ficar claramente cada vez mais longe. Nos últimos 20 anos as conquistas não passam de um campeonato e de três Taças de Portugal. Muito pouco para um clube de tamanha dimensão, com tantos adeptos e com tão grandes investimentos.
Há que assumir de forma clara que se esta equipa não for campeã este ano é um fracasso de enormes proporções e um descalabro financeiro. A menos que o dinheiro esteja a entrar de formas estranhas e de países longínquos... E não digo isto, como já fui acusado, porque me incomodam as suas vitórias. Nada disso! Apenas quero aquilo que os próprios benfiquistas tanto apregoam e que tanto acusaram outros. Clareza, jogo limpo, legalidade e honestidade para que haja "combates" com armas iguais. Todos são livres de conseguir mais e melhor, mas que isso não aconteça a qualquer custo e de forma ilegal para que não se desvirtue a verdade desportiva.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

5 Magníficos de 2008


Foram estes os 5 escolhidos pela FIFA para disputarem o troféu de Melhor Jogador do Mundo de 2008. Cristiano Ronaldo, Kaká, Fernando Torres, Xavi e Messi. Um deles será o eleito.
Fico a torcer pelo Ronaldo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Veja as diferenças

A vitória de ontem do Porto não sofre contestação, foi bom para Portugal pelos pontos conquistados e acabou por ser também bom para o Sporting que vai evitar o Arsenal que seria mais um dos potenciais adversários se ficasse em primeiro lugar.
Não deixa de ser também um tónico para os portistas ganhar a uma das mais fortes equipas do mundo e a vingança dos 4 - 0 de Londres.
Não concordo é com a forma como foi valorizada a vitória pelo Prof. Jesualdo Ferreira pois esta equipa arsenalista veio bastante desfalcada e com jovens inexperientes nestas andanças. Aliás, eu penso que Arsène Wenger queria ficar no segundo lugar do grupo pois tem mais vantagens com isso. Não esqueçamos que não lhe vão sair Manchester United e Liverpool, que apesar de terem sido primeiros não podem calhar pelo facto de serem ingleses. Restam Panathinaikos, Juventus, Roma e Liverpool.

Não deixa de ser curioso ver a diferença das equipas do primeiro para o segundo jogo:

Setembro:
Almunia
Sagna - Touré - Gallas - Clichy
Fabregas - Nasri - Denilson
Walcott - Adebayor - Van Persie
ontem:
Almunia
Eboué - Djourou - Gallas - Silvestre
Song - Denilson - Diaby - Ramsey
Vela - Bendtner

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Faz-me confusão...

... com o é que uns andam sempre a contar os tostões, apesar de três anos consecutivos na Champions e que este ano até foi bastante rentável e não investem mais na equipa e outros gastam milhões apesar de ficarem pelo caminho nas competições europeias com as consequentes perdas .

Foi hoje anunciado e ainda não foi desmentido que Reyes tem acordo para ficar na Luz. Um dos jogadores mais caros de sempre do futebol português, que continua a não ser consistente, por quem os da Luz se preparam para desembolsar mais € 8 Milhões.
Continua uma megalomanía mal explicada e que esperemos não venha a dar no que está a acontecer ao antigo clube do Sr. Flores.

Democracia? Sim, mas controlada...

José Nuno Martins, reconhecido benfiquista e Director do Jornal do Benfica, no seu editorial desta semana criticou a equipa pela derrota pesada na Grécia e pelo empate caseiro obtido de forma displicente, na sua opinião, frente ao Setúbal.
Perante este facto, conforme conta o Correio da Manhã, os dirigentes do clube da Luz esperam a demissão do jornalista, porque este... expressou a sua opinião!...
É muito bonito apregoar-se aos sete ventos que somos democráticos. Por isso em prática é que é mais difícil.

Assembleia da vergonha

Há quem defenda que devem ser menos.
Há quem defenda que devem ser melhores.
Eu defendo que devem ser... responsabilizados!

Os senhores deputados da nossa nação continuam a gozar, não só com o nosso dinheiro mas, acima de tudo, com a nossa cara e ainda estão acima da lei, ao abrigo daquilo que se chama a imunidade parlamentar.
Apresentam-se quando querem e bem lhes apetece, viajam à nossa custa por razões pouco explicadas e muitas vezes desnecessárias e depois ainda se dão ao luxo de faltar a actos de extrema importância para o país.
Segundo consta, parece que é habitual às sextas-feiras o quorum ser reduzido pois os ditos senhores recolhem às suas famílias... logo pela manhã.
Os pobres trolhas que trabalham em Espanha viajam em péssimas condições, em carrinhas de 9 lugares noites inteiras para poderem estar um mísero dia com os filhos e as mulheres, porque não se podem dar ao luxo de perder horas de sustento.
E este caso que agora relembra os portugueses que isto acontece na nossa Assembleia, em que uma votação é aprovada graças à falta maciça de deputados da oposição, passa-se numa semana que até já era mais curta graças ao feriado de segunda feira e em que a semana a seguir iria também começar só à terça-feira por força do outro feriado...
Não basta que os líderes dos partidos venham dizer que vão fazer inquéritos para encontrar explicações. Não há explicação!!! Sobretudo para quem assina o livro de presenças e a seguir se balda... Têm que sofrer consequências pelos actos irresponsáveis que protagonizaram e que lesam que votou neles.
Depois admiram-se que haja 60% de abstenção!...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Desde que a outra não seja... o Barcelona!!!


Juande Ramos lidera Real Madrid

O homem pôs-se a geito...


No dia a seguir está outro no lugar dele...
A este nível não são permitidos deslizes!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bidão de Ouro

A prova clara de que não basta ter talento e peneiras. É preciso muita humildade, trabalho, dedicação e competência para se poder estar à altura dos melhores nos locais de topo...
Quaresma está a provar do veneno de quem foi pago a peso de ouro e está a valer lata.
Por cá não precisava de provar nada, lá ainda tem que mostrar que consegue adaptar-se e jogar ao nível que fazia aqui.
Ainda tem que engolir muito daquilo que os ciganos odeiam... sapos!!!

Assumam-se!!!

O jornal A Bola não consegues esconder a sua tendência...
Hoje as sondagens são curiosas. A que vem de ontem mostra um Benfica a merecer a liderança do campeonato para 72% dos participantes.
A que está em curso para amanhã pergunta se o Suazo é o melhor cá da terra (nem entendo como se pode fazer uma pergunta destas sobre um jogador que ainda não mostrou nada de especial, quando outros vêm confirmando capacidades).
Tudo isto com a intenção clara de moralizar as hostes em volta de uma equipa que não está a ser o que se esperava, que continua a não dar confiança, que alterna as boas com as más exibições.
Porque razão não se assumem e passam a ostentar um emblema com uma águia no cabeçalho?...

Afinal...

... parece que o Quim era, na realidade, o grande problema do Benfica... Ele saiu, a equipa goleou e não sofreu!
Pouco importam as condicionantes do jogo porque o que fica para a história é o resultado e esse é esclarecedor e moralizador...
Claro que a partir de ontem todos os adeptos sonham em dar 8 ao Metalist e em passar à fase seguinte da UEFA. Pois, mas é ainda preciso que os outros empatem... e os ucranianos não são o Marítimo...

Le Ballon d'Or

Um membro destacado de pleno direito da Família Ballon d'Or

sábado, 6 de dezembro de 2008

EureKa


FOI DESCOBERTO O PROBLEMA PARA TODOS OS MALES DO BENFICA
Quim fica de fora da convocatória!...

VU(L)K(ÃO)

Ontem fui ver o Estrela da Amadora - Sporting ao Núcleo Sportinguista cá da terra.
Como é natural, trata-se de um sítio onde se sofre pelos leões, pelo que começar a perder no jogo provocou muitos comentários, sendo que um dos mais expressados era que tinha que entrar o Vukcevic.
O jogo foi decorrendo e virou de feição para o Sporting mas a vontade não acalmou e quando Paulo Bento chama o montenegrino para entrar, mais de metade da sala irrompeu em aplausos... Claro que devem imaginar então como foi quando ele marcou o terceiro da equipa. Gritos de alegria e bocas do género, primeiro reforço de Inverno, tem que jogar sempre, etc...

Ninguém sequer achou que ele está gordo e que se portou mal nos últimos tempos e que foi por causa disso que não tem jogado.

O povo tem uma capacidade fantástica de esquecer muito rapidamente o mal quando este é feito por alguém de quem gosta...

Só para terminar e ainda sobre este jogo, gostava de perceber porque razão o "liner" marcou um pontapé de baliza numa bola chutada por um jogador do Estrela para a linha de fundo?... ou terá sido fora-de-jogo numa bola atrasada?... O curioso é que não param de acontecer coisas estranhas nos jogos onde entra o Sporting, ainda que não tenham qualquer influência no desfecho das partidas.

Querem mesmo dar razão ao Paulo Bento!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Braga em frente

Uma carreira europeia a todos os títulos excepcional. 10 jogos, 8 vitórias, fase de grupos da Taça UEFA ultrapassada e em frente para o mata-mata onde vai encontrar, não só as equipas que passaram esta mesma fase de grupos, como os terceiros classificados dos grupos da Champions.

Agora só falta melhorar cá dentro onde as coisas continuam a não apresentar a mesma consistência.

Parabéns a Jorge Jesus e aos seus "guerreiros".

Correcção sobre Moreira

Ao contrário do que diziam, de forma igual, os jornais espanhóis a Marca (El futbolista luso cayó al suelo sin que mediara contacto con ningún jugador rival) e o As (El futbolista cayó al suelo sin que mediara contacto con ningún jugador rival), Moreira não teve um desfalecimento simples, mas sim na sequência de um choque com um adversário.
Faz toda a diferença, pois é lugar comum dizer-se que estes desfalecimentos podem estar relacionados com substâncias ingeridas pelos atletas, o que que no caso não é verdade.

Só hoje passaram imagens que mostram um choque violento com um adversário, tendo ficado caído logo por terra. Se dúvidas restassem, foi-lhe diagnosticado um traumatismo craneano com perda de memória, que está ultrapassado e o jogador está em recuperação.

Fica a rectificação com os votos de rápidas melhoras para o jogador.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Rei... de quem?...

Eu, apesar de, aparentemente me poder sentir atingido por esta frase, curiosamente não o estou. Todos conhecemos Eusébio e a sua pequena queda para as palavras e o facto de ele não gostar do Sporting não é propriamente uma novidade.
Todos sabemos que ele fez uma carreira no rival e que estes continuam a pagar-lhe para ser seu embaixador, o que lhes fica bem a eles e fica bem ao moçambicano retribuir com expressões de enaltecimento do espírito benfiquista.

O que eu tenho o direito de questionar é qual é então o seu papel como embaixador da selecção nacional? Porque razão temos como figura central da Federação um homem que assume que não gosta de um dos clubes que mais jogadores cede às selecções nacionais? Como é que passará a ser olhado pelos sportinguistas enquanto ao serviço da equipa nacional? Porque havemos também nós ter de pagar por quem não gosta de nós???

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mais um susto

O português Almani Moreira, ex-Aves e que actualmente representa o Partizan de Belgrado foi acometido de um desfalecimento esta noite durante o jogo entre a sua equipa e o Sevilha a contar para o apuramento da Taça UEFA.

Prontamente assistido pelos médicos em pleno campo, recuperou a consciência mas foi transportado ao hospital da cidade espanhola para ser observado.















Vanessa marcha sozinha

Hoje a Comissão de Atletas Olímpicos pela voz do seu presidente, o ex-saltador com vara Nuno Fernandes e pelo medalha de ouro Nélson Évora vieram criticar a prestação do Presidente do COP, Comandante Vicente de Moura, quanto à sua actuação antes e durante os Jogos Olímpicos. Foram claros na afirmação de que este não se deveria recandidatar, mas fazendo-o, não deveria reunir os apoios das federações.

É a opinião de alguns atletas porque Vanessa Fernandes apressou-se a comentar esta conferência de imprensa dos seus colegas dizendo que no seu entender tudo esteve bem e que o Presidente terá feito o melhor que podia e que sabia.

É a segunda vez que emite opinião contrária à dos seus colegas e já da primeira não foi muito bem entendida, tendo recebido várias críticas adversas, pelo que se depreende que defende o Cmdt. Vicente Moura com convicção e não por acaso.

É o direito à opinião, coisa que eu também quero ter e por isso entendo, embora possa discordar... o agora tão em moda, contraditório!

Faz-me brotoeja

Este rapaz de nome Vítor Baía faz-me brotoeja, tenho que confessar!
Nunca fui um admirador seu, mas nunca disse mal pois respeito a carreira que fez, independentemente de ter o direito de achar que nunca foi o que se quis fazer dele. Reconheço que não se chega a titular do Porto, do Barcelona e da Selecção sem qualidade mas continuo com a mesma opinião que aqui expressei ontem sobre o Quim, um guarda-redes é o espelho de uma equipa e não são muitos a ter a sorte de poder ter um Aloísio a comandar uma defesa durante meia-dúzia de anos... (para bom entendedor...)
A foto que anexo é a imagem que sempre me vem à cabeça quando penso neste senhor, o guarda-redes dos frangos bonitos. Tantos e tão variados, nunca explorados e empolados pela comunicação social como os de outros.
Pelos vistos, ontem num debate promovido pelo Clube dos Pensadores teceu alguns considerandos sobre a formação de jogadores em Portugal, sendo destacadas algumas frases no Maisfutebol que aqui comento rapidamente:
«A formação do Sporting é realmente competente, mas nasceu em virtude do clube falhar muitas contratações», disse. «É o resultado de uma gestão menos acertada» Não me custa aceitar que pense assim, mas isso só realça que houve quem aprendesse com os erros.

Depois rematou assim, «Tem sido uma excelente escola, mas que peca por não aproveitar os jogadores que forma e que acabam muitas vezes por ser aproveitados noutros clubes, nomeadamente no F.C. Porto» Não sei se merece algum comentário, mas ainda assim devo dizer que as aldrabices que se fizeram no seu clube serviram para que tivesse dinheiro para gastar em jogadores formados pelos outros, enquanto esses se viram forçados a "criar" para vender.

Ainda assim prefiro, probrezinho mas honesto!

Penso também que é com este tipo de discurso que Baía se vai revelando e aproximando daquela pessoa que eu acho que ele é e que todos dizem que não é. Que se vai parecendo com aquele que atirou com a bola à cara de um colega de equipa durante um desempate por penaltis, só porque este ocupava o lugar que queria que fosse seu na selecção. Que revelou o mau feitio de não saber acatar as escolhas se estas não recaíssem em si. Que mostrava o ressabiamento de quem não era opção, invectivando quem tinha a responsabilidade da escolha.

Não sou obrigado a gostar de toda a gente...

Fábio Paim

O Maisfutebol trás hoje uma entrevista com o título:

"Fábio Paim, uma promessa que virou incerteza"

Pois há bastante tempo, com muita pena, que tenho a certeza que este miúdo não vai singrar. Com uma capacidade inata fenomenal para o futebol, mas com uma cabeça que não acompanha o corpo.
Muito cedo Jorge Mendes apostou nele e tornou-o um menino rico, quando comparado com os da sua idade. Casas, carros e tudo o resto que chegam para distrair quem já não é muito concentrado.
Olivais e Moscavide, Paços de Ferreira, Trofense e, mais recentemente as reservas do Chelsea não foram suficientes para convencer os treinadores de que a sua qualidade é acompanhada de responsabilidade e de maturidade. Quando assim é, no futebol actual não se vai longe. E até nem se pode queixar pois o Sporting conseguiu, ou acedeu aos pedidos do seu empresário e sempre lhe arranjaram clubes com condições para poder dar nas vistas. Não conseguiu aproveitar.
Diz ele que agora gostava de ficar no plantel do Sporting mas as regras impostas por Paulo Bento, pelo menos as que transparecem, é que não se dá muito bem com este tipo de jogadores. Prefere claramente aqueles que, não sendo prodigiosos, são jogadores de equipa, que não criam problemas e que acatam as suas instruções. Não me parece portanto que Paim se viesse a dar muito bem com este treinador.
Pode ser uma lição para os muitos que andam por essas camadas jovens e que sonham com o estrelato.
Não basta saber fintar!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estes ficaram com azia...


Quem pode... pode!


Um gajo vê-se grego para entender isto

Comparado com esta só quando o Jorge Andrade deu um pontapé no cu do Deco e também foi para a rua...

Há dias de manhã...

... que um homem à tarde, não pode sair à noite!...


(Daniel Zitka - guarda-redes do Anderlecht)

Partiram-lhe 2 dentes com uma cabeçada.
Ao cair partiu a perna.
Como se não bastasse pregaram com ele da maca abaixo!

Coitado do rapaz!...

No mínimo 5 jogos

de castigo, é o que tem que levar quem faz uma entrada destas!

O guarda-redes é o espelho de uma equipa


É sempre assim, a equipa não joga nada e depois a culpa é do guarda-redes...
Ele é só um reflexo do resto...
Há equipas em que um keeper modesto aparenta ser excelente. Outras onde um super porteiro não sai da mediania.
Ainda se lembram de Michel Preud' Homme? O melhor dos melhores na minha opinião. Nunca vi outro igual em actuação. Técnica, qualidade, instinto, capacidade, ele tinha tudo. O que é que ganhou durante os anos em que esteve ao serviço do Benfica? Nada! Aliás, ganhou muitos prémios que nenhuma equipa gosta, que é o de melhor jogador em campo...
Quim até à muito pouco tempo era o melhor de Portugal para muita gente. Mas tinha um Léo em forma, um Luisão a comandar, um David Luís sem manias e orientado pelos mais velhos e um Nélson que cumpria, sendo que qualquer destes podia ser pontualmente substituído e as coisas não mudavam muito.
Depois vêm as alterações, forçadas ou não e põem-lhe uma defesa comandada por Sidnei à frente... Este miúdo até pode vir a ser bom, agora para comandar a defesa do Benfica aos 18 anos... depois dá nisto, senão vejam o primeiro golo.
Continuo a admirar o Quim, da mesma maneira que continuo a admirar o Ricardo pois acho que ainda são os melhores de Portugal. Só que não fazem milagres!...

Esta já está!

Esta já cá canta!
Se houver justiça o prémio da FIFA também há-de vir, afinal ninguém foi melhor que ele na época em análise, apesar da auto-estima dos nossos conterrâneos ser péssima e já haver votações dentro do nosso país que dizem que ele não é o melhor do mundo, como foi a de ontem à noite no programa O Dia Seguinte e onde o Sr. Dr. José Guilherme Aguiar foi peremptório a dizer que, para ele, também Ronaldo não é o melhor...
É aqui que reside a diferença. Nós rebaixamos o nosso que é bom. Os outros relevam os deles que não são tão bons... Porquê? Só porque não é um produto do nosso clube???...
Uma tristeza!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tá lá dentro!!! (2)

Esta fez-me lembrar o "patrão" do BPN... Também tá lá dentro!...

Sobre a minha curiosidade do passado dia 26

No passado dia 26 saiu a lista das nomeações de árbitros para esta jornada e Bruno Paixão tinha acabado de ser nomeado para o Varzim - Santa Clara.
Nesse dia disse aqui neste blog que ia aguardar para ouvir/ler os intervenientes sobre o que se iria passar no jogo.
Pois então é só passarem com os olhos por aqui...
O homem não presta! Para que é que insistem???

domingo, 30 de novembro de 2008

Músicas que gosto... muito!

Joel Xavier - Saravá

sábado, 29 de novembro de 2008

Os dez mais... ou menos!...

IFFHS é uma sigla que quer dizer: International Federation of Football History and Statistics e é um organismo que pretende registar, com rigor, a história e a estatística do desporto rei.
Estes senhores elegeram esta semana o jogador mais popular do Mundo no ano de 2007 e ao que parece, o vencedor teve 1.017.786 votos expressos.

Mas quem é que votou neste tipos???...

Deixo aqui a lista dos 10 primeiros:

1. Mohamed Aboutreika (Egipto/Al-Ahly) (na Foto muito envergonhado, claro!...)
2. Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita/ Al-Hilal)
3. Younis Mahmoud Khalaf (Iraque/Al-Gharrafa)
4. Rogério Ceni (Brasil/São Paulo)
5. Yegor Titov (Rússia/Spartak Moscovo)
6. Adrian Mutu (Roménia /Fiorentina)
7. Kaká (Brasil/AC Milan)
8. Mohamed Amine Chermiti (Tunísia/Étoile Sahel)
9. Ismail Matar (UAE/Al-Wahda)
10. Lionel Messi (Argentina/Barcelona)

Caro leitor,
se conhecer os 10 nomes, é um expert em futebol;
se conhecer 7 é um conhecedor;
se conhecer 5 é um espectador atento;
se conhecer 3 é um vulgar adepto;
se apenas conhecer Kaká e Messi não fique feliz porque esses todos conhecemos.

Para que no próximo ano haja alguma lógica votem também no jogador mais popular deste ano aqui.

Haa, parece que o CR7 ficou em 15º...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Dassssssss

Não vou mudar o meu blog para aquacultura como o pessoal do BnR B mas que isto anda mau... anda!!!
Sobrava o Braga para salvar a honra do convento e por ironia do destino, volta a perder no último minuto dos descontos.

Que é que se passa connosco? Teremos feito algum mal ao Santo Protector do Futebol?

6 no Brasil
5 em Alvalade
5 na Grécia
3 em Braga
________

19 Golos Sofridos em 4 jogos internacionais só numa semana...

Músicas que gosto... muito!

Leonard Cohen - Dance me to the end of love

Hipermercado do cartão

Será que este árbitro também costuma ver o...

Um artista português

O Sr. Dr. Juiz Nicholas Evans do Tribunal de Westminster em Londres "veredictou" que o Sr. Dr. João Vale e Azevedo deverá ser extraditado de Inglaterra para Portugal para ser presente à justiça portuguesa.
Daqui, de onde ninguém me "ouve", digo ao emérito Juiz que não perca Vale e Azevedo de vista senão os tribunais cá do burgo ainda vão ter que voltar a solicitar a extradição a outro país qualquer. Não me cheira que venha de forma tão simples, sem mais luta. Já provou a prisão e parece que gosta mais de casas de renda mais alta, ainda que não seja para pagar.
Entretanto, parece que se segue um recurso, o que ainda dá mais 2 ou 3 meses para preparar uma retirada estratégica.
Este é um verdadeiro artista português!

Tá mau...

É tudo à cabazada!!!
Para não se ficarem a rir dos 5 que levou o Sporting, o Benfica leva outros tantos na Grécia!
A que ponto chegámos...

Esperemos que o Braga resista e ganhe aos alemães.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Que jogo estranho

Sporting a entrar sem chama, sem vontade e com medo das figuras.
Sofre o primeiro logo aos 14 minutos.
Polga marca o segundo na própria baliza e chega assim ao intervalo.
Logo no reinício eles marcam o terceiro daquela forma estranha em que ninguém está com atenção a um livre marcado rapidamente.
Veloso num excelente livre reduz.
Liedson depois de "10" foras-de-jogo consegue isolar-se, não falha e o Barça treme...
Caneira, de novo na própria, com a canela.
Para acabar em beleza, penalti e expulsão de Patrício a dar o 5º.
Olhando a frio para o jogo, com tanto erro e falta de concentração, o resultado é justo!

Trio DO Ataque

Perdi algum tempo da minha noite de ontem a ver o Trio de Ataque pois estava curioso quanto ao que iriam dizer sobre a selecção e sobre o seleccionador.
Não cheguei logo no início mas a parte que ouvi foi curiosa e suficiente para reforçar a minha aversão àquele programa.
Os principais detractores de Scolari, o Sr. Dr. Rui Moreira e o Sr. Cineasta António Pedro Vasconcelos, agora nada dizem sobre Carlos Queirós. Viraram as suas batarias para os jogadores. Abriram uma luta sem quartel aos rapazes, personificados na figura de Cristiano Ronaldo, que foi, inclusivamente, posto "No Fundo" com uma fotografia escolhida a dedo, em que aparece com uma cara enfadada. Talvez lhe estivessem nessa altura a falar deste Trio e o rapaz teve que fazer aquela cara...
O Sr. Dr. Moreira dá-se ao luxo de dizer que temos uma equipa muito fraca, a começar pelo guarda-redes que não tem nível de selecção. Que não temos avançados. Que estamos prejudicados por haver poucos jogadores que joguem no nosso país e que os que vêm do estrangeiro não estão motivados e não metem o pé.
O Sr. Vasconcelos põe Queirós "No Fundo", mas sem comentários aos estilo dos que fazia a Scolari, virando-se para o facto de não haver um capitão à altura (mais uma vez uma ataque ao CR7), dos jogadores não terem feito tudo e de haver falta de qualidade. Mas afinal os jogadores não são os mesmos de há 6 meses atrás?... Não percebo nada disto!!!
A ajudar à festa está o moderador Hugo Gilberto que quer é confusão para o programa ter audiência.
De fora fica o Sr. Dr. Rui Oliveira e Costa, que não sendo de tanta acutilância e mesmo demonstrando alguma discordância, não se assume de forma categórica e não critica os seus parceiros para manter alguma elevação que se diz que o programa tem e que cada vez acho mais que não tem.
Todo o resto do tempo estiveram a dizer mal do Paulo Bento e do Sporting, sem que, mais uma vez, o Dr. Oliveira e Costa (este nome faz-me lembrar o do outro do BPN que foi preso), tenha tido capacidade de sair por cima com a sua opinião.
Continuo a dizer que foram estes os principais formadores de uma opinião hostil a Scolari e que agora não têm coragem de assumir que estavam errados e que demos 10 passos atrás na Selecção Nacional Portuguesa.

Curiosidade

Estou curioso para ver se na segunda-feira não haverá notícias que falem de descontentamentos de varzinistas ou de açoreanos do Santa Clara...
Vamos esperar para ver.

Ainda t'Ali a Pantera

Parece que o ex-jogador do Boavista, o Marroquino Ali, pediu a penhora da estátua da pantera que se encontra à entrada do Estádio do Bessa, por dívidas do clube para consigo.
Há uma grande indignação dos boavisteiros por se estar a tocar no seu símbolo.

Está mal? Talvez não seja a medida menos polémica.
E não pagarem ao jogador, está bem?...

Muito bem na Europa

Muito bem as nossas equipas na Europa do futebol com o apuramento do F. C. Porto que chegou quase a estar fora dos oitavos de final da Champions.
Hoje joga o Sporting para o prestígio e para o dinheiro e esperemos que o Benfica dê sequência aos bons resultados que vem fazendo e consiga trazer uma vitória da Grécia e o Braga possa manter o nível que vem exibindo nos jogos da UEFA e saque 3 pontos aos alemães do Wolfsburgo.
Para aqueles que estão sempre a deitar o nosso futebol pela sargeta que pensem que também o miserabilismo ajuda à mortificação.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sir Alex dixit

Li esta frase:

O que realmente é mau é o facto do Real Madrid, como clube do General Franco, ter uma história, antes da democracia chegar a Espanha, e por isso considerar que é capaz de conseguir tudo aquilo que quer

Alex Ferguson

no blog http://www.apenasfutebol.blogspot.com/ e comecei logo a pensar se ela não poderia também ser transposta para Portugal. E para cá falaríamos não só de uma época de ditadura, sendo aí aplicada a um clube mas também a uma época de liberalismo e aqui já se aplicaria a outro...

1 ano de Rui Patrício


Da mesma forma que fui criticando por achar que não estava maduro para agarrar a titularidade, independentemente de lhe reconhecer capacidade inatas acima da média e por achar que Sojkovic era melhor que ele e que nunca nos foi dada qualquer explicação para que não jogasse, também sei reconhecer que neste momento começa a ser um melhor guarda-redes, mais seguro, mais experiente e a dar mais confiança ao seu sector defensivo. Espero que continue a evoluir como até aqui e que daqui a mais um ano possamos continuar a elogiá-lo.

Fora da FIFA

A FIFA decidiu excluir o Peru das competições internacionais por alegada ingerência do seu governo no organismo que rege o futebol do país.


Não seria bom a FIFA também excluir Portugal por NÃO ingerência do seu governo no organismo que rege o futebol?...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Deixem-nos jogar...

Ainda está no ouvido de todos o apelo que os benfiquistas fizeram durante muito tempo para que deixassem jogar o Mantorras, implorando aos adversários que se desviassem para ele passar.
Acabei de ler aqui na blogosfera a nova máxima que é "deixem jogar o Reyes". Ao que parece, porque não vi, sofreu 8 faltas, uma delas para penalti, que ele próprio cavou. Há que esclarecer se é para deixarem jogar ou se é para fazer falta quando for para penalti...
Acrescento eu, por dois excertos de imagem que vi de relance, "deixem jogar o David Luís"! Penso que não seria necessário pedir, pois da maneira como ele bate nos outros e continua em campo, alguém já o protege, não precisa dos meus pedidos para nada. Devo confessar que já sentia alguma falta do miúdo. Ele até é um bom miúdo, dá beijos ao Rui Costa e tudo, por isso devem deixá-lo fazer o que ele quiser!...

domingo, 23 de novembro de 2008

Músicas que gosto... muito!

Lucrecia - Mi gente

João Gobern


Falo de João Gobern por ser um jornalista que me habituei a admirar e respeitar. Não viria falar de qualquer outro que não me merecesse estas deferências.
E habituei-me a respeitá-lo pelos seus enormes conhecimentos musicais que fui lendo pela vida fora e pela sua competência no mundo do jornalismo generalista e pela sua capacidade de escrita. Mais recentemente nas manhãs da Antena 1 que venho ouvindo com muito agrado a sua rubrica Pano para Mangas em que é apresentado como alguém que "corta a direito".
De repente vejo-o na RTP a opinar também sobre desporto, situação que estranhei, pois nunca o tinha visto nem ouvido em semelhantes andanças.
Ontem a seguir ao jogo Naval - Sporting veio com um discurso que, honestamente, não entendi por tão inflamado e tendencioso anti-Sporting/Paulo Bento, ao ponto de Bruno Prata ter dito que as coisas talvez não fossem bem assim...
Sabemos, através das suas crónicas radialistas, que se mudou recentemente para o norte. Não conheço nem é para mim importante a tendência clubistica e espero que esta mudança de residência nada tenha que ver com estas opiniões inflamadas.
Agora que está no Grupo RTP e que parece estar para continuar a comentar desporto, deve pensar ser mais imparcial ou então, deve assumir-se por uma cor, para que percebamos os seus comentários.

sábado, 22 de novembro de 2008

Tá lá dentro!!!

E que tal agora darem uma volta pelos outros bancos e agarrarem mais uma mão cheia de banqueiros que cometeram os mesmos crimes? Ou será que alguém tem dúvidas que há por aí mais senhores, que se dizem muito sérios, honestos e que até confessam alguns dos seus pecados diariamente e que também enganaram muitos clientes e o Estado?
Que não se pare agora. É aproveitar que a opinião pública está favorável.
(este esqueceu-se de perguntar aos dirigentes desportivos como se faz para roubar e não ir preso)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nem tudo foi mau lá no Brasil

Tenho que fazer justiça porque gostei muito de ouvir o Hino Nacional cantado pela Eugénia Mello e Castro em versão diferente da normal. A inovação às vezes tira-nos da monotonia e faz-nos bem.

A página da Marca de hoje


Estes espanhóis sairam-me cá uns malandros, vejam só a página electrónica da Marca de hoje... e como se não bastasse o broche, ainda dizem que alarga a racha... vá lá um gajo entender isto!







Afinal nem tudo é o que parece...






Scolari habituou-me bem...

Nada me move contra Carlos Queirós, mas queria que ele conseguisse por a minha selecção a jogar. Queria que ele mantivesse o prestígio que angariámos nos últimos 5 anos. Queria que ele deixasse de bater recordes negativos, afinal não perdíamos em casa há mais de 10 anos e há 53 anos que não levávamos 6. Que outros ainda estarão por bater?
Os jogadores são os mesmos de há 6 meses atrás. Nessa altura até podíamos não ganhar, mas tinham que nos roer os ossos para nos levarem de vencida.

O que agora sim, me acho no direito de criticar, são todos aqueles que achincalharam Scolari. Que o criticavam por tudo, mas também por... nada!
No topo destas minhas críticas não posso deixar de eleger o Sr. Dr. Rui Moreira e o Sr. António Pedro Vasconcelos, mas também uma série interminável de jornalistas a quem ele não prestava vassalagem, que do alto da sua douta sabedoria, semanalmente, invectivaram o treinador campeão do mundo porque este não elegia as suas escolhas, mas nunca os ouvi dizer nada sobre o facto de durante a era Scolari termos esquecido o que eram vitórias morais, jogos perdidos de forma inglória e assumpções de derrota sem consequências práticas.
E agora não os ouço comentar escolhas como a de Oceano (agente de jogadores) para o corpo técnico da selecção ou de um tal técnico de vídeo especial de corrida, vindo de Inglaterra, pago a peso de ouro, para depois levarmos 6 do Brasil. Então não conheciam os jogadores canarinhos? Não sabem quem é Cacá, Robinho, Fabiano, Maicon, Luisão e todos os outros? Pois eu, que não percebo nada disto, conhecia-os todos!!!

Não basta sermos eloquentes e bem falantes, é preciso sermos competentes para aquilo que fomos escolhidos. O que é que me interessa que o treinador/seleccionador do meu país dê bonitas entrevistas ao Nuno Luz e à Judite de Sousa, que peça desculpas a Soares Franco ou que tenha boas relações com todos os presidentes?
Eu quero é que ele ganhe, e nisso, Scolari habitou-me bem!!!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Paulo Sousa no Queens Park Rangers


Paulo Sousa foi hoje apresentado como o novo Manager do Queens Park Rangers, mítico clube da cidade de Londres, propriedade dos magnatas Flavio Briattore e Bernie Ecclestone, mais conhecidos do mundo da Formula 1. Ao que parece, o primeiro terá mesmo dito que vem seguindo o trabalho de Paulo Sousa e que a "sua experiência nos últimos 5 anos na selecção" lhe deram muita experiência.
O Sr. Briatore está aqui a considerar os anos que ele esteve ao serviço dos sub-16, período em que este escalão teve os piores resultados dos últimos 20 anos e o restante período em que esteve na equipa de Scolari e de onde foi mandado embora por se achar em condições de poder questionar certas decisões.
Vamos esperar que tudo corra bem, mas a razão pela qual, ao que parece, Ian Dowie foi despedido, poderá ser indício de que Paulo Sousa ou aceita a ingerência do patrão na constituição da equipa ou não estará por lá muito tempo.