segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Semana Negra para Portugal

Semana intensa para o nome de Portugal no futebol europeu e não pelas melhores razões.
1. Scolari, depois de tudo o que já aqui se falou, foi castigado pela UEFA com quatro jogos de castigo. A quantidade suficiente para não se poder sentar no banco até final da qualificação. Adequado ou não, é um castigo que deveria ter sido evitado, pois o seleccionador é, ou deveria ser, um exemplo. Sobre isto já falei a semana passada pelo que não me alongo mais.
2. José Mourinho, indiscutivelmente o melhor treinador português de sempre e um dos melhores do mundo saiu do Chelsea. Fala-se em mútuo acordo, mas também se fala numa choruda indemnização que o contradiz. Certo e seguro é que, no dia que quiser, está de novo a trabalhar, para pesadelo dos seus adversários. Se eu treinasse em Itália ou em Espanha, não me apeteceria nada tê-lo como adversário.
O Chelsea é que vai chorar este afastamento por muitos anos. Não vai ser pêra doce substituir o “Special One”. Quem vier agora vai ter sérios problemas e dificuldades. Em motivar os jogadores, em convencer adeptos e, por consequência, em ganhar!
Confirma-se então aquilo que todos pensávamos, Abramovich não é muito entendido em futebol… Não fora a chegada de Mourinho e o Chelsea ainda hoje não passaria de um modesto clube da cidade de Londres que rivalizava com o seu vizinho da mesma rua, o Fulham e ao que leva a crer, por uma teimosia entre ambos por causa de um jogador que até fala a mesma língua do presidente, as relações extremaram-se e atingiram a ruptura.
Esperemos então agora por ver quem regressa mais rapidamente ao sucesso, se o treinador se o clube.
3. Nas competições da UEFA, onde estamos representados por 7 equipas não conseguimos mais que um empate, pelo Porto em casa frente ao Liverpool. Ainda na Champions, o Sporting desperdiçou demasiadas oportunidades frente ao Machester, consentindo um golo quase na única vez que criaram perigo. Já o Benfica deixou a imagem de ter passado ao lado de uma humilhação tal a diferença de andamento entre eles e os campeões europeus. Na UEFA, é certo que um Belenenses em Munique é uma luta desigual, onde ainda assim conseguiu um resultado quase impensável ao perder só por um golo, já o Braga, pelo estatuto que vem conseguindo, tinha obrigação de fazer algo mais frente a uns bons rapazes suecos. O Paços teve muito pouca sorte frente aos holandeses do AZ que tão más recordações têm dos portugueses e que esperemos se possam vir a repetir e o Leiria fez o que pode frente ao Leverkusen.
Estamos assim muito perto de perder lugares no ranking e consequente acesso directo dos clubes às competições. Mas não será isso o que melhor reflecte a nossa realidade? Quando os nossos clubes vão trabalhando jogadores para vender a outras equipas para que estas nos venham ganhar por causa desses mesmos jogadores, pouco mais se pode exigir.

Restaram-nos esta semana os Lobos, que apesar das derrotas, tão boa imagem deram, tendo chovido elogios de todo o lado. Cheira-me a debandada de jogadores para campeonatos maiores, com consequente profissionalização. Quem sabe se para a próxima não ganhamos à uma Itália que não nos convenceu.

Sem comentários: