segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Os Olhos e a Barriga

Quando se é novo e se tem sangue na guelra, tem-se alguma dificuldade em aceitar certos factos da nossa vida ou da nossa carreira. Se acrescido a isto se estiver mal acompanhado as coisas pioram. Estas são as razões base e principais para que muitas carreiras não sejam o que poderiam ser. Para muitos jogadores se perderem sem que tenham o destaque mediático que poderiam ter.
Nos últimos 15 anos, muitos são os exemplos de jovens promessas que nunca passam disso e que acabam arrastando-se pelas divisões secundárias.
São muitas as expectativas criadas por quem esvoaça em torno dos jovens jogadores em busca de ganhar dinheiro fácil. Na maior parte dos casos as promessas dão em nada, mas quem com isso sofre são os jogadores.
Há inúmeros casos, não só de aliciamento, como mesmo de ofertas antecipadas para conseguir captar uma jovem promessa.
O caso mais recente e conhecido é do jogador do Sporting Fábio Paim. Cedo lhe foram feitas ofertas milionárias para que assinasse por um determinado empresário. Estas ofertas proporcionaram-lhe um enriquecimento precoce, num jovem mal acompanhado e de quem se diz ser pouco orientado. Em idade de sénior saiu para rodar. Primeiro no Olivais e Moscavide e agora no Trofense, tardando em afirmar-se como o jogador que se dizia poder vir a ser.
E como ele, dezenas de jovens das escolas dos clubes nacionais, mal acompanhados podem vir a perder-se na carreira e na vida.
Mas não são só os jovens, pois se estes têm a desculpa pela imaturidade, outros há, que bem mais maduros trocam o certo pelo incerto a troco de mais uns milhares de euros.
Temos claramente o exemplo de Ricardo, que de titular do Sporting e da selecção nacional, por mais uns (não se sabe bem quantos) milhares de euros trocou a sua terra e um clube onde era bem aceite e lutava semanalmente pela vitória, por outro onde terá que se impor, joga para não perder, mas muitas têm sido as derrotas pesadas.
Não fora ser Scolari o seleccionar nacional e o guarda-redes teria a sua posição em risco na equipa das quinas.
Será então que o dinheiro que recebe compensa tudo o que entretanto está a perder?
O que se pode entender, isso sim, é deixar-se iludir e conquistar por um dos grandes clubes europeus, onde ser suplente é quase mais realizador que ser titular noutro lado qualquer.
E aqui falo de Nani, Anderson, Pepe, Deco Jorge Andrade, Tiago ou mesmo o esquecido Antunes que pode vir ainda a dar cartas ao mais alto nível de Itália.
Concebo uma carreira, seja ela em que profissão for, com evolução crescente, nunca decrescente e é por isto que critico o Ricardo, pois sabia que continuaria a ser o nº 1 de Alvalade e preferiu sair para um clube pior só por dinheiro, quando a sua situação já era invejável para qualquer comum português.
Chama-se a isto ter mais olhos do que barriga…

Uma palavra rápida para o São Paulo que conquistou brilhantemente e a 4 jornadas do fim o Brasileirão 2007. Santos e Cruzeiro lutam pelo segundo lugar onde garantem lugar na Copa do Libertadores.
Lá para os fundos, América e Juventude estão rebaixados e depois há 6 ou 7 a lutar para não ficar com as outras duas vagas de descida.

Sem comentários: