domingo, 23 de dezembro de 2007

Futebol Nacional - Balanço 2007

Última semana do ano, altura propícia a balanços. Já aqui aflorámos na semana passada os feitos dos portugueses em diversas modalidades. Hoje falamos apenas de futebol e deixamos a nossa ideia quanto aos melhores do ano, onde há escolhas que são incontornáveis e outras um pouco mais difíceis.
Não restam dúvidas quanto àquela que foi a melhor equipa de 2007. Sem dúvida o F.C. do Porto, pela forma como terminou a época passada e como começou esta, em que apenas perdeu pela primeira vez no último jogo do ano na Madeira frente ao Nacional.
A jovem promessa do ano também nos parece inquestionável. Miguel Veloso despertou o interesse dos maiores clubes do mundo. Vem sendo um jogador de importância fulcral no meio campo do Sporting não só pelas suas capacidades defensivas mas, sobretudo, pela forma como faz a equipa desmultiplicar-se para o ataque.
O jogador do ano não é tão fácil de escolher, mas pela importância que Quaresma tem tido no Porto e pelas vitórias importantes que deu à equipa, não só pelos seus passes mortíferos, mas também pelas belas finalizações e sobretudo pela fantasia que empresta ao jogo, parece-nos justo entregar-lhe o prémio.
Um prémio que entregaria com muito prazer, seria o de melhor treinador, que acho que, vai cheio de justiça, para Manuel Cajuda. Chegou ao Vitória num momento mau, em que poucos queriam entrar no clube. Passou por situações que fariam desistir qualquer um, mas superou tudo. Subiu de divisão e logo foi aumentando a parada, falando nas competições europeias, situação que vai cumprindo, com a equipa a jogar bem, a impor o seu jogo em todos os campos e a ganhar.
O árbitro do ano tem que ser Pedro Henriques pela discussão que trouxe ao futebol, graças à sua forma de estar, de conduzir o jogo, à forma de estar dentro e fora do campo. Como todos, algumas vezes foi contestado, mas tem carácter para suplantar tudo, face à sua formação, mas sobretudo porque também não depende do futebol para viver.
Não é habitual nestas análises falar-se de comentadores, mas elejo com facilidade Luís Freitas Lobo como uma lufada de ar fresco no comentário televisivo. Para além da forma normal como fala sobre futebol, é uma das pessoas com mais conhecimentos de jovens jogadores e das suas capacidades. Tem a sua opinião publicada no seu blog “Planeta do Futebol” que já aflorei no Blogosfera.
Para finalizar coloco como dirigente do ano António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga. Um jovem de 36 anos que estabilizou o clube em termos financeiros, deu-lhe condições de trabalho que permitiram que a equipa se consolidasse no actual 4º maior de Portugal e esteja de forma segura na UEFA.
Terminamos então mais um ano. O próximo vai ser importante em termos desportivos com a realização do Europeu de Futebol a realizar na Suíça e na Áustria e com os Jogos Olímpicos de Pequim. As nossas expectativas são elevadas para o futebol e para algumas especialidades nos jogos. Esperemos que se possam concretizar alguns sonhos.
A todos, um bom ano de 2008.

1 comentário:

T-Rex disse...

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo são os votos do blog Vedeta ou Marreta ?