sábado, 5 de agosto de 2017

Luís Filipe Vieira, as claques ou os adeptos?...

Recentemente, Luís Filipe Vieira, a propósito das acusações de que o Benfica apoia claques em situação ilegal perante a legislação portuguesa, teve estas declarações:

"Claques? Não sei que palavra é essa. Sei o que são sócios organizados. Nunca soube (ou "sube") que o Benfica tinha claques."

Pareceu uma excelente declaração e até criou alguma euforia entre os apoiantes do Benfica e do seu Presidente, não fora existir uma Lei que diz isto:

"Apenas podem ser objecto de apoio por parte dos promotores do espectáculo desportivo, nomeadamente através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material, os grupos organizados de adeptos constituídos como associações, nos termos gerais de direito ou no âmbito do associativismo juvenil, e registados como tal no CESD (...)"

Ou seja, Luís Filipe Vieira tentou curar uma ferida com álcool... Achou que omitindo a palavra "claques" tinha descoberto a pólvora... 
Não Sr. Presidente. Aqui não há dúvidas sobre a designação! Claques, grupos de adeptos ou de sócios, são uma e a mesma coisa! E estão obrigados perante a Lei a constituírem-se em associações. E os clubes impedidos de os apoiarem, caso isso não aconteça!

Mas, ao que parece, Luís Filipe Vieira convenceu o IPDJ que, em 24 horas, aprovou um Regulamento de Segurança do Estádio da Luz, que andou anos a ser reprovado e recusa-se a explicar publicamente que circunstâncias novas foram apresentadas pelo clube que permitiram desbloquear a utilização do Estádio que esteve prestes a ser interditado.

Mas, como já li algures, o "Benfica é um clube que cumpre as Leis, desde que lhe agradem"!...


Sem comentários: