domingo, 3 de fevereiro de 2019

Imperador mas pouco treinador

A palavra Keizer, traduzida do holandês quer dizer imperador.

Keizer é o nome do treinador do Sporting e chegou ao clube como um desconhecido que tinha tido uma passagem fugaz pelo Ajax, de onde foi para o Al Jazira dos Emiratos Arabes Unidos e, só isto já não era uma grande apresentação.
Cai em Alvalade numa altura em que o o clube tinha jogos com algumas equipas de menor dimensão e as goleadas criaram euforia em alguns adeptos.

Pessoal e particularmente não me entusiasmei, não emiti opinião pública e, em privado (mas com testemunhas), fui dizendo que esperava ver o desempenho do Sporting quando defrontasse equipas de maior dimensão e que, para mim, o jogo de Guimarães, seria a primeira prova. Não provou!
Jogo fraco, em que o Vitória dominou e ganhou bem.
A partir daí foram-se desfazendo algumas euforias e tudo vem piorando.
Em Tondela mais uma má exibição e mais uma derrota e, em Setúbal fraquinho e um empate como mal menor. Hoje, o culminar com mais uma humilhação com o Benfica em casa, que deixa definitivamente o campeonato perdido e mesmo em risco de não ir às competições europeias.

Pelo meio, com dois empates muito sofridos, muita sorte e até beneficiando de algumas decisões menos felizes dos VAR's, conseguiu ganhar a Taça da Liga, que foi o primeiro título da sua carreira... (o Sporting no momento em que está não pode servir para lançar treinadores, tem que ter um treinador credenciado e com créditos firmados).

Tudo isto nos leva a algumas reflexões:
  • Numa altura em que Portugal é o maior exportador europeu de treinadores, Frederico Varandas decidiu importar um estrangeiro de qualidade duvidosa;
  • Fê-lo sem dar uma segunda oportunidade a um treinador que assumiu a equipa numa altura em que poucos o fariam e, apesar dos tempos conturbados, deixou-a em segundo lugar;
  • Keizer apresenta um nível de educação e correção muito acima do que estamos habituados, mas não é isso que os adeptos mais esperam dele, outrossim que treine bem e que ponha a sua equipa a ganhar, coisa que não está a fazer da melhor forma;
  • O seu futebol e as suas táticas são sofríveis e, qualquer treinador banal, veja-se Pepa, consegue contrariar isso;
  • Pela primeira vez em muitos anos, graças a Keizer e porque a Direção anuiu, o Sporting jogou sem nenhum elemento da sua formação;
  • Alguns jogadores, promessas já muito afirmadas, como por exemplo Jovane ou Miguel Luís, desapareceram. Francisco Geraldes regressa mas continua a não ser aposta;
  • A defesa tem falhas como não tinha há muito tempo;
  • O Sporting perde em casa, coisa que não acontecia há 2 anos...
E podíamos continuar com um sem número de coisas que não deviam estar a acontecer que são culpa de Keizer que não está a conseguir ser o Imperador que o Sporting precisa, mas que são também e, acima de tudo de Frederico Varandas pois é ele, em última instância, o máximo responsável do clube.

Hoje viram-se lenços brancos em Alvalade e esses foram para Marcel Keizer mas, talvez se devam começar a ver lenços verdes e, esses, para Varandas e para a sua Direção. 
É preciso muito mais do que voltarmos ao mesmo de sempre. Muito pouco foco nos nossos problemas e o regresso aos ataques a terceiros.
Primeiro temos que limpar a nossa casa, temos que sem competitivos, temos que ganhar, temos que voltar a ser respeitados.
Depois disso, com naturalidade, ganharemos estatuto para, então, poder apontar tudo o que vai mal no futebol e quem tem culpa disso.
Até lá, um (muito) longo caminha há para percorrer e não se vislumbram melhorias...


Sem comentários: