segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Arbitrices...

Será inevitável falar de árbitros e arbitragem esta semana.
Na semana a seguir ao Prós e Contras onde tão bem se defenderam de acusações e defenderam a sua opinião quanto às novas tecnologias.
Na semana em que, depois de estarem bem na TV e serem elogiados pela maioria das pessoas que assistiram ao programa, dois dos três aí presentes foram surpreendidos com a redução de notas por parte de uma comissão de análise da Federação.
Pedro Henriques foi o mais prejudicado, tendo sido ele também aquele que mais acerrimamente defendeu que as novas tecnologias não vêm resolver o problema.
Claro que não se espera que venha resolver problemas de raiz e que a partir daí não haja mais erros. Pretende-se, isso sim, minorar o erro. Pretende-se possibilitar ao árbitro tirar uma dúvida numa jogada específica que possa ter influência no resultado. As mesmas jogadas que fizeram com que as notas destes dois árbitros fossem reduzidas. Se tivessem tido acesso às imagens talvez tivessem tido a possibilidade de não cometer o erro.
Muita tinta gasta e rios ainda para gastar sobre este assunto.
Mas esta foi também a semana em que dois árbitros dos distritais de Viseu foram detidos pela polícia por terem sido apanhados a receber dinheiro, pretensamente para favorecer o Tondela em campo.
Junto com eles foram também detidos dois directores do clube.
Na Rádio Renascença, poucas horas depois das detenções, falava o presidente do clube, de forma pouco convincente, dizendo que nada do que se passou teve que ver com a sua equipa e que, se alguém agiu foi por conta própria. Que já tinha tentado falar com todos os directores por telefone e ninguém sabia de nada, mas faltava falar com dois… Pura coincidência, talvez!
Mas depois ficou a saber-se que os valores transaccionados eram de € 500,00 para cada um. Um montante irrisório que poderá trazer consequências graves, se ficar provado que houve suborno e que fará perder muito mais que aquilo que ali se ganhou. Resta saber quantas vezes isto já aconteceu, quanto isto já acrescentou aos cofres dos juízes e quanto, por causa disso, já ficaram prejudicados outros clubes.
Curiosamente, nenhum destes pequenos escândalos, já nos surpreendem, apenas nos deixam expectantes quanto ao aparecimento de outros que até aqui andam escondidos, com valores idênticos ou com verbas bem maiores envolvidas.
Por cada notícia deste tipo que nos chega, aumenta a nossa convicção que há corrupção no futebol, que os apitos não são só dourados, há-os de outras cores, e a verdade cada vez é mais obscura, sendo que para ganhar, não basta ser-se o melhor.

Um saltinho ao Brasil, onde o campeonato está a chegar ao final e depois de já haver campeão com o título a ir para o São Paulo, o principal interesse agora reside no outro lugar da Libertadores, onde para já está o Santos, mas com Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro a morderem-lhe as canelas. A próxima jornada vai ser escaldante com vários embates de suprema importância, onde cada ponto pode ser importante no acesso à principal prova de clubes da América do Sul.

Sem comentários: