terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As balizas e as defesas

Já escrevi por várias vezes sobre a importância dos guarda-redes nas equipas e insisto sempre num ponto que parece que continua a escapar à maioria. Quem ocupa a posição específica de guarda-redes tem que ter qualidades especiais, muitas delas invisíveis. Uma das mais importantes e menos notada é a de comando. Ele é o último jogador da equipa, mas também é o primeiro e, sobretudo, é o único que vê todo o jogo de frente. Tem, por isso, que ser capaz de ter voz activa na organização defensiva e no posicionamento dos seus colegas.
Estas capacidades, em alguns, são inatas e notam-se logo desde os primeiros tempo, apenas necessitando de ser apuradas e desenvolvidas. Noutros aparecem pouco, sendo que depois, só o tempo poderá demonstrar se são apreendidas ou não.
Esta introdução para falar de Moreira que eu considero que não tem esta capacidade desenvolvida ao nível que o Benfica necessita, independentemente das suas qualidades técnicas específicas, que são muito boas. Certo é que sempre que ele assume a titularidade nota-se que a defesa se intranquiliza, se desconcentra e comete erros que com Quim não sucedem. Uma vez mais no jogo de Alvalade foram visíveis desorganizações defensivas que muitos atribuem directamente aos defesas e que com uma boa voz de comando por trás poderiam ser minoradas.
Claro que também não ajuda ter um central a jogar a lateral, mas até por esta razão, um grito aqui ou acolá pode corrigir um posicionamento menos correcto.
Se fizermos um exercício de memória, no ano em que o Benfica foi campeão, Trapatoni jogou um período da época com Moreira e só quando entregou a baliza a Quim a equipa se tranquilizou e estabilizou.
Tive o privilégio de conhecer e trocar umas impressões com um dos treinadores de guarda-redes do Benfica que me disse sem margem de contestação que Moreira é o melhor da equipa da Luz neste posto específico. Aceitei a sua análise porque seria estúpido não o fazer. Afinal o homem é profissional do ofício e eu um mero curioso. Mas não deixei de lhe dar a minha opinião que, como é óbvio, contestou, mas sem grande convicção e sem conseguir demonstrar que o meu ponto de vista e os exemplos que lhe dei estavam errados.
Para os não benfiquistas continua a ser bom que o jovem por lá continue.
Para mim, o Quim continua a ser o melhor e mais completo guarda-redes de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

É um sofrimento para os galinaceos terem 3 frangueiros.Qualquer deles não valem um centimo furado