terça-feira, 28 de abril de 2009

O recém-licenciado

Um mês de suspensão para Rui Costa porque terá andado por onde não devia.
Erro de principiante...

Talvez tenha razão João Carvalho, ex-presidente do Conselho Fiscal do Benfica e provável candidato às eleições presidenciais do clube da Luz quando esta semana disse:

«Nunca se deve pôr um recém-licenciado à frente de um departamento. É um erro em qualquer organização ou negócio. Portanto, Rui Costa, que foi um grande jogador e que admiro, foi lançado cedo demais para um cargo que com certeza não tem competência para o desempenhar»

3 comentários:

aNNóNNimo disse...

O despautério deste CD da Liga relativamente ao Benfica e aos seus representantes, é de levar qualquer D. Nuno a "saltar do altar"!
O caso mais recente foi o do D.D. Rui Costa, que foi mais uma vez multado.Suspensâo por 30 dias,até ao final do campeonato.E porquê perguntamos?
Pois é, talvez devido a:
- "expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com membros dos órgãos da Liga e da Federação" -
dizem eles num qualquer artigo do RDL, mas que NÓS não vimos em directo e a cores...
Continuando estes actos terão sido cometidos, pelo Rui Costa durante a última visita do Marítimo.
Bem, eu em consciência não posso afirmar que o Rui Costa não tenha tido alguma destas atitudes.
Como Benfiquista que é, perante a habilidosa e incompetente
arbitragem do seu homónimo e ao lembrar-se do derrube do Rúben Amorim, contra a Naval (apitado pelo mesmo 'artista') - em contraponto com este "penalty" - acredito que lhe tenha sido difícil manter a calma.
O que acho estranho é que outros, que têm tido atitudes que se encaixam como uma peça de Lego nestas situaçôes, VISTAS POR TODOS, ao vivo e a cores,(mas sem repetições)continuem impunemente a fazê-lo semana após semana.

P.S. - Chego a uma conclusão,esta Liga, certamente com o intuito de nos beneficiar e proteger... só vê os jogos do Benfica!!!

Anónimo disse...

Dar peitada ao árbitro resulta em quê? Dizer claramente que o árbitro roubou dá quantos jogos? Dizer que o árbitro até esteve para passar no centro de estágio dá quanto de multa? Insinuar que determinado jogador foi lesionado por conivência dos árbitros origina processo disciplinar? Fazer um gesto (visto por milhões de pessoas) na cara do árbitro rodando os 5 dedos da mão que consequências tem? Os flash-interview dos treinadores Portugueses, seja o pequeno jesualdo no fcp - trofense a comentar o jogo de Lisboa, seja o emplastro (desculpem, o presidente do Braga que é mais visto noutro estádio) a vociferar contra as arbitragens, jaime pacheco a partir a loiça, josé mota só para citar alguns dão castigos? (não está aqui em causa as razões das críticas porque, aí, muitas das situações citadas são fruto de roubos verdadeiros)

Claro que deram nada ou pouco! Mais, muitos casos vão-se arrastando na justiça desportiva (veja-se o castigo a Lisandro) mas a Rui Costa é num instante (2 dias depois do jogo) e uma punição exemplar: 1 mês de suspensão e 1000 e tal euros de multa. Aqueles que estão proibidos de falar e frequentar tribunas mas fazem-no às claras continuam a rir-se, e tem razão...

por Tiago Pinto

Anónimo disse...

DA VIDA DAS MARIONETAS
Faz pouco mais de um ano, Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, anunciava com pompa os castigos a F.C.Porto e Boavista no âmbito do processo Apito Dourado, para as instâncias desportivas entretanto baptizado de Apito Final. O Boavista era despromovido, o F.C.Porto, vá lá saber-se porquê, ficava com uma simbólica pena de seis pontos subtraídos na classificação, num momento em que o campeonato estava já totalmente resolvido.
Rejubilaram então algumas almas, gritando aos sete ventos que finalmente o F.C.Porto era punido por aquilo que andara a fazer, e pelos métodos que utilizava para vencer campeonatos. Indignaram-se os portistas, que à boa maneira da casa colocaram de imediato Ricardo Costa na sua vastíssima lista negra, onde cabem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, não se ajoelhem aos pés do seu sumo-pontífice.
Devo dizer que não compreendi. Nem uns, nem outros.
Se quanto aos segundos, nunca me preocupei em perceber, aceitar ou concordar com o que fazem ou pensam, já relativamente aos crentes numa justiça desportiva equitativa e isenta protagonizada por Ricardo Costa, devo confessar que perdi algum tempo a tentar encontrar algum assomo de razão e optimismo em tudo aquilo, sem o conseguir. Na verdade, ainda hoje hesito em considerar aquelas decisões um acto de cobardia ou um mero simulacro, em as entender como um arremedo de temor ao poder ou uma forma de enganar os tolos.
Ricardo Costa não puniu o F.C.Porto – puniu o Boavista, e fingiu que puniu o F.C.Porto, o que é algo bem diferente. Por medo? Por vontade própria? Por incompetência? Qualquer dos casos é grave.
Nunca percebi porque é que a corrupção portista se processou “na forma tentada” e a do Boavista se tratou de “coacção”, isto para além de não entender porque é que a segunda merece um tratamento regulamentar mais duro (ou menos brando, para melhor dizer) que a primeira, muito embora com Guilherme Aguiar a redigir regulamentos tudo seja possível. Mas pior que isso – e aqui percebi tudo muito bem - foi o timing da decisão, que, na prática, transformou um possível castigo (por brando que fosse) numa mera manifestação inconsequente de opinião, a qual, à boa maneira portuguesa, tentou castigar não castigando, punir não afrontando, mudar alguma coisa para que tudo ficasse na mesma.
Obviamente que, desde então, suspeito de tudo o que saia desta Comissão de Disciplina. Vem isto naturalmente a propósito do ridículo castigo imposto a Rui Costa, na sequência de declarações totalmente inócuas, e bem mais suaves do que aquelas que, aproximadamente de quinze em quinze dias, ouvimos a Paulo Bento após os jogos, e que passam impunes, ora porque o árbitro não viu nem ouviu, ora porque o árbitro viu e ouviu, ora porque chove, ora porque faz sol.
Também aqui tenho dúvidas. Serão os delegados imbecis absolutos, ou será a própria C.D. a procurar, a cada decisão que toma, recuperar os amens e as bênçãos daquele que todo o edifício do futebol português parece continuar a temer? É que os episódios já são muitos (castigos a Luisão, Katsouranis, Nuno Gomes etc), e parecem-se cada vez mais com uma espécie de ajuste de contas, ou procura de pazes...
posted by LF at 30.4.09