quarta-feira, 5 de outubro de 2016

#1 Mendes - O Senhor Futebol no Mundo

O Canal de Youtube "Football Daily" apresentou há uns dias um trabalho com as 10 personalidades mais influentes do futebol mundial.



Por entre nomes de grande poder e responsabilidade, destaca-se o do português Jorge Mendes a quem os youtubers atribuíram, nada mais, nada menos que o primeiro lugar. Aquele que, por eles, é considerada a pessoa mais influente no mundo futebolístico.

Enquanto portugueses que somos não deixa de ser um orgulho. Mais ainda quando, vivendo e trabalhando no estrangeiro, podemos usar esta atribuição perante os nossos colegas de outros países, sempre com o argumento que de um pequeno país sai gente muito grande!

Depois do orgulho inicial vem também o lamento pela forma como recentemente o empresário vem trilhando o seu caminho.
A sua função será a de intermediar jogadores, não a de exercer influências e trabalhos de bastidores que minem a verdade desportiva. Pela sua posição mundial deveria ter o cuidado de se manter isento!
A recente denúncia de Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, que Mendes lhe terá oferecido Adrien e mesmo pedido para ele lhe arranjar um clube em França, não foi desmentida. Ora, não sendo ele o empresário do jogador do Sporting, trata-se de algo que não deveria acontecer e deveria mesmo ter sido investigado pela FIFA e aplicada a lei sancionatória.
Depois, também as transferências pouco claras que tem intermediado nos tempos mais recentes, são questionáveis.
As transferências de Moutinho e James ou de Witsel e Garay, que se suspeita terem sido feitas em pacotes de dois, para que o Sporting ou o Real Madrid não fossem ressarcidos de valores mais substanciais, também têm dedo seu. A de Garay está agora para decisão do TAS - Tribunal Arbitral do Desporto, depois da queixa do clube espanhol.
Também em Espanha há investigações em curso referentes a negócios seus, sobretudo com o Valência.
Agora em Inglaterra é para o Wolverhamptons que se viram as atenções e para onde convergem jogadores medianos com vencimentos principescos, com a estranheza de se tratar de um clube de segunda divisão.
Depois há envolvimentos com fundos, participações em clubes, colocação de treinadores em lugares chave... Um sem número de situações menos claras que lançam uma neblina sobre este sol brilhante que não deixa que a luz passe de forma tão clara quanto devia...

Para registo, aqui ficam os restante nove nomes mencionados:

10º - Florentino Pérez - Presidente do Real Madrid
9º - Khaldoon Al Mubarak - Proprietário do Manchester City
8º - Mino Raiola - Empresário de Jogadores 
7º - Karl Heiz Rummenigge - Presidente do Bayern Munique
6º / 5º - Herbert Heiner + Kasper Rorsted - Adidas
4º - Nasser Al-Khelaifi
3º - Gianni Infantino - Presidente da FIFA
2º - Richard Scudamore - Presidente Executivo da Premier League



Siga-nos no Facebook em https://www.facebook.com/pontadalanca/ e deixe o seu LIKE

Sem comentários: