domingo, 15 de novembro de 2020

DePEPEndência

Os últimos anos da nossa seleção têm sido para lá do que podíamos imaginar. Campeões da Europa, vencedores da Liga das Nações e uma solidez em todos os setores de fazer inveja aos rivais. Para além disso, a cada convocatória surgem mais jogadores com nível e que fazem sonhar que as coisas podem continuar a alto nível.

Mas, ontem vacilámos perante uma França que, mais que forte, soube aproveitar as nossas fraquezas.

Se do meio campo para a frente somos fortíssimos e impomos muito respeito a quem não tem uma defesa sólida como têm os franceses, do meio campo par trás a renovação não tem sido mais lenta, requer experiência e ainda dependemos muito de Pepe por várias razões. Desde logo, exatamente pela sua experiência, mas também pelo seu jogo de cabeça, pela sua velocidade, pelo sentido felino de antecipar as jogadas, mas sobretudo pelo que organiza e por aquilo que faz sobressair de quem joga a seu lado. Sem Pepe, Rúben Dias não é o mesmo jogador e ainda não tem a capacidade de assumir a organização da defesa como faz o seu companheiro. Cancelo perde-se na cobertura, ele que não faz equivaler atrás o seu virtuosismo do ataque. Apenas Guerreiro mantém o nível, embora também este acabe por ser pouco apoiado e a ver transformar-se num perigo maior qualquer falha sua.

Desta vez a alternativa coube a Fonte que não conseguiu pôr nas pernas a experiência que tem acumulada. Poderia ter sido Semedo e talvez estivesse agora a dizer que a falta de experiência não teria sido compensada pelo virtuosismo físico.

No que à defesa diz respeito resta-nos esperar que Pepe aguente até aos 40 como promete a Pinto da Costa e ao Porto e que nos anos que ainda faltam até lá, reste tempo para que os seus parceiros ganhem a experiência necessária a que não se note tanto a sua saída.

Perdemos com os campeões do Mundo e até podemos dizer que terá sido numa jogada fortuita mas é certo que fomos sempre dominados.

Agora vamos à Croácia e iremos perceber se isto não passou de um percalço ou se, uma derrota em casa causou mossa e vamos vacilar.



Sem comentários: