domingo, 15 de novembro de 2020

Já não se USA...

 Os EUA têm um sistema eleitoral complexo, com algumas variantes, com tudo o que isso tem de bom e de mau. Se os votos diretos em urna parece que não geram grandes reclamações, já os votos por correspondência, este ano geraram toda a contestação. Algo que já não se usa!

Na verdade não se percebe que, naquela que se designa a maior democracia do mundo ainda se permita a escolha deste tipo de votação que não deixa de ser questionável. Se alguém do meu agregado não quer votar e eu me apodero dos seus boletins e documentos, posso votar eu pelo meu familiar. Isso, não sendo legítimo ainda não será o pior, porque pode dar-se o caso de haver suborno ou mesmo coação na votação, que será difícil de vir a ser provado se feito de forma cuidada.

Mas não basta criticar isto, não basta dizer que está mal. Entre uma eleição e outra há 4 anos para poderem alterar e corrigir o que consideram estar mal, mas fica sempre a questão que, um dia pode correr a seu favor e há que aproveitar.

Depois, é como no futebol quando se joga num relvado em mau estado. O terreno está igual para os dois, ganha aquele que treinou melhor durante a semana, que melhor preparou o jogo e cujo público o apoia sem vacilar...



Sem comentários: