segunda-feira, 12 de junho de 2017

Corrupção vs Tráfico de Influências

Corrupção: Comportamento desonesto, fraudulento ou ilegal que implica a troca de dinheiro, valores ou serviços em proveito próprio
Tráfico de influências: consiste na prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoas em posição de autoridade, para obter favores ou benefícios para terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento
Duas definições simples e objectivas que permitem um exercício mental para melhor entendimento do que se vem passando nos últimos tempos no futebol nacional.
A meu ver Francisco J Marques, usando a palavra "corrupção" permitiu uma defesa simples ao Benfica por carecer de prova inequívoca de pagamentos.
Não deixa, no entanto, de haver indícios graves de tráfico de influências, seja através de pressões nas avaliações aos árbitros, seja através de nomeações estratégicas ou por muitas outras formas da utilização privilegiada de elementos colocados em locais estratégicos do futebol.
Em muitas intervenções que já fez, o ex-árbitro Marco Ferreira vem falando disso, da forma como era contactado antes dos jogos do Benfica e não dos outros, por exemplo. Ontem, entrando pelo telefone no programa Prolongamento da TVI24, onde Pedro Guerra tentou a sua defesa, voltou a falar de situações do mesmo género e ainda deixou no ar a possibilidade do seu nome poder vir a constar de outros e-mails e que a sua descida terá acontecido por razões extra futebol.
Estou certo que esta novela está ainda no início e que ainda muita tinta correrá sobre este assunto, com excepção do Jornal A Bola que parece ter ficado sem tinta para se referir a este assunto do futebol.
Aguardemos pelo programa do Porto Canal de amanhã para ver o que será acrescentado.




Sem comentários: