quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Repensar o Sporting

O site Mais Futebol apresenta hoje um estudo demonstrativo sobre o público nos recintos dos principais clubes portugueses deste ano.
O estudo apresenta jogos homólogos desta época e da época passada e a principal conclusão é que Benfica e Porto têm um aumento do número de adeptos, apesar do início titubeante das duas formações e que o Sporting desce significativamente, não obstante andar em primeiro desde o início da Liga.
Não deve ser deixado fora desta análise o facto de, em Alvalade, apenas terem sido vendidas 26.829 Gameboxes (número oficial do site http://www.sporting.pt/), muito aquém dos números do ano passado, que quase atingiu as 35.000.
É a crise, responderão alguns. Não parece ser esta simples resposta a mais adequada, afinal a crise é para todos e, os adeptos do Sporting, na sua maioria, vêm de extractos sociais mais confortáveis.
Aquilo que me parece, que já venho pensando nisso há algum tempo, pois também sou dos que não renovaram a sua Gamebox, é que há um cansaço, uma saturação de ver jogos monótonos, atípicos e em que nunca se sabe que equipa vai surgir e que nível de empenhamento vamos poder ver.
Será que vai haver inteligência na SAD para saber analisar estes números?
Para perceber, de uma vez por todas, que o mais importante num clube de futebol é a sua equipa?
Para pensar que o espectáculo do futebol não se faz pelo clube que tem as melhores cheerleaders ou o melhor speaker?
Que o público não pode adormecer nas cadeiras a ver o Polga a meter no Tonel, o Tonel no Abel, o Abel no Polga, o Polga no Veloso, o Veloso no Grimi, o Grimi no Tonel... (até vocês estão fartos de ler isto).
O Sporting tem que ser repensado muito rapidamente, caso contrário a tendência é de continuar a haver divórcio entre a equipa e os adeptos.
Há que pensar nas finanças, sim, mas não descurando a parte desportiva. É por isto que o futebol é tão complicado e não são os melhores gestores que fazem os melhores clubes. Os rivais são exemplo claro disso. Pinto da Costa dispensa comentários. Luís F. Vieira com o seu discurso directo às massas, dizendo aquilo que os sócios querem ouvir e não aquilo que é realmente possível fazer, lá vai mantendo unidos os adeptos em torno da equipa, ainda que não ganhando nada há uma mão cheia de anos.
É com os olhos nisto que começo a achar que o Sporting precisa de mudar. Não sei se é Abrantes Mendes, ou Paulo Futre, ou qualquer outro, mas há que fazer alguma coisa.
Desabafei!!!

Sem comentários: