sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Jogar na praia
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Um Levezinho com muito peso!
Boa sorte Stojkovic
A ascensão de Rui Patrício não foi uma grande ajuda à sua afirmação, bem como o seu feitio impulsivo que o levou a entrar em conflito com Paulo Bento. E todos sabemos que com este último não é aconselhável entrar em litígio porque ele manda e é apoiado pela Direcção, daí que fez uma travessia no deserto, apesar de nunca ter deixado de ir à sua selecção.
Agora parte para Espanha onde vai representar o Getafe. Daqui, porque admirámos o pouco que conseguimos ver dele, enviamos votos de boa sorte e de felicidades.
Acompanhantes de Árbitro
De ir às lágrimas...
Não estou a ser original. Está em quase todos os blogues, mas não resisto!!!
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Os melhores guarda-redes para o IFFHS
Comadres zangadas...
Mesquita Machado deixou fortes insinuações de compadrio ou mesmo jogos de bastidores no que diz respeito à arbitragem. Agora que deixa a presidência da Mesa da Assembleia Geral da Federação está em condições de poder por a "boca no trombone".
Vamos esperar que não venha, como outros, fazer apenas insinuações e deixar as conversas pela rama com a máxima do "sabem de quem estou a falar"...
Imagino a quantidade de telefonemas que não deve estar a receber a esta hora. Uns a pedir que fale, outros a ameaçar... sim porque esses não pedem para não falar, ameaçam com chantagens e violência!
De Pelé a Pelezinho em 4 meses
Foi dispensado por José Mourinho de forma a poder servir como moeda de troca com Quaresma, sendo que na altura, muitas vozes vieram dizer que tinha sido uma grande contratação do Futebol Clube do Porto. Tudo indicava que sim.
Não começou bem, tendo-se falado que gostava muito da noite e terá sido mesmo apanhado fora de horas, sem autorização.
Nunca se afirmou no Dragão. Pouco ou nada jogou para a Liga e agora, na reabertura de mercado, ruma ao Portsmouth onde já foi apresentado como reforço de inverno.
Esperemos que esta travessia no deserto lhe tenha servido de lição e que possa estar à altura do português que o antecedeu no mesmo clube e na mesma posição, Pedro Mendes.
domingo, 25 de janeiro de 2009
"Mal-empregado"!
sábado, 24 de janeiro de 2009
Ser da treta será conversa para papalvos?
Todos sabemos da sua importância em cada minuto de jogo, em cada vitória, em cada campeonato ganho.
Soma os mais importantes troféus que qualquer sócio e dirigente poderão ambicionar.
Estamos (mal) habituados à sua forma de falar com o intuito de enaltecer as suas hostes e congregar os seus adeptos em alturas piores como quando o clube está mais em baixo ou não vai em primeiro na tabela classificativa.
Não se podem dissociar da sua pessoa as tristes guerras que se têm gerado entre norte e sul como se o país estivesse partido em dois.
Foi, desde sempre, um dos maiores geradores de conflitos regionais.
Parece que para os seus lados os fins continuam a justificar os meios!...
Daí que, apesar de castigado pela Liga, não se coíbe de se apresentar em reuniões, cirurgicamente programadas, para dizer que está vivo e que temos que contar com ele e com a sua forma de resolver essas complicações.
Desta vez foi em Cesar que veio de novo apelar à união do norte contra o sul. Até aqui nada de novo não fora a forma pouco delicada, para ficarmos por esta palavra mais comedida, como rebaixou o Benfica a um "clube da treta", como se todos os seus adeptos também eles fossem da treta.
Em nada me afecta pois nem sou benfiquista, mas nunca me reveria num presidente de um clube que eu gostasse se ele tivesse este tipo de linguagem. Quase me apetece retorquir, dizendo que ele fala assim porque ainda há muitos papalvos que aceitam este tipo de linguagem lá para os seus lados. Será que gostam?
É só mais uma confusão...
Vejam só mais esta confusão que se aproxima.
Ao que parece, o Porto no jogo com o Setúbal para a Taça da Liga não utilizou a titulares 5 jogadores que tivessem sido titulares nos 2 jogos anteriores conforme reza o regulamento, mas apenas Pedro Emanuel. É mais uma daquelas situações que nunca mais se vai resolver...
Cada vez tenho mais vontade de começar a acompanhar o campeonato de futebol de Marrocos e esquecer que em Portugal também se joga à bola.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
O ataque dos Petrodolares
Falei cedo demais?...
Ao que parece, afinal, não o fez pelo amor que tem ao Milan mas sim por não ter confiança que o City lhe pudesse dar mais projecção, ou por ter medo de não conseguir estar à altura das expectativas que nele eram depositadas, pois, a fazer fé na capa do As de hoje, encara o possível interesse do Rela Madrid de forma bem diferente.
Vamos esperar que esta manchete não passe de especulação para não caírem por terra todas as divagações àcerca de um jogador à antiga, que afinal parece ser tão moderno quanto os outros.
Fala com conhecimento de causa?
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
A censura chegou aos blogs
Era aqui que líamos as novidades. E não apareciam por aparecer pois normalmente eram bem fundamentadas ou até anunciavam o que se viria a passar, não sendo normal falhar nestas previsões.
Não conheço o editor e por isso nunca falei com ele, antes, durante ou depois de conhecer o blog, mas não me custa perceber que a norte as ameaças deveriam estar a tomar alguma gravidade, sobretudo para os lados de um clube que equipa de xadrês. Mas em defesa do mesmo editor devo dizer que sempre que li os seus posts sobre esse clube, notei que o fazia por amizade, ou mesmo mais que isso e porque sentia que esse clube vinha sendo muito maltratado e que poderia (pode) estar em riscos de desaparecer.
É lamentável que o nosso futebol continue a manter este tipo de atitudes e que os belos "dirigentes" que tanto batem com a mão no peito por serem arautos defensores da verdade, da paz e da concórdia deixem que este clima de terrorismo continue a acontecer.
Pouco mais posso fazer que deixar uma mensagem de solidariedade (que já deixei no mensageiro do Blog da Bola), pois não concebo que este espaço que partilho e onde também expresso as minhas opiniões de forma livre, amanhã venha a sofrer do mesmo problema.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
o Homem Kaká
E mostrou que o dinheiro não tem que falar mais alto quando já se tem que chegue, porque quando assim é, entra-se na ganância.
Se todos os jogadores pensassem assim, seguramente deixavam de andar por aí os Sheiks do petróleo a tentar subverter o mundo do futebol.
E se mais jogadores pensassem assim, alguns passariam a ter o seu nome gravado a ouro nos clubes onde jogaram, como seguramente vai acontecer com Kaká.
Pensemos no caso concreto do Figo. A que clube o associamos quando pensamos na sua carreira? A nenhum em especial, quando poderia ter sido um símbolo no Barcelona onde já ganhava muito dinheiro.
Cristiano Ronaldo, por exemplo, ainda tem a possibilidade de ficar ligado para sempre, de forma mítica, ao Manchester United, onde o adoram e onde é um dos 10 jogadores mais bem pagos do mundo.
Se concretizar a sua ambição de jogar em Madrid, ganhará mais uns milhares para além dos milhões que já ganha e corta pela raiz uma ligação de amor com um clube emblemático a nível mundial, para não ficar ligado a nenhum outro da mesma forma.
Toda a gente tem ambições, mas também tem que passar a estar nessa lista de ambições ser um ícone, um símbolo ou um "Deus" para os adeptos e isso só se consegue dando provas de que se gosta do sítio onde estamos e que não vamos trocar só por mais uns "míseros" Milhões que apenas seriam significativos se não se fosse já multi-milionário.
Pena é que poucos tenham a cabeça deste magnífico jogador Kaká.
Taça da Liga - A Polémica!
O Regulamento da competição está publicado e é claro. É tão claro que nem usa estrangeirismos, tem tudo bem escrito em português.
Dizem as alíneas de a) a f) do nº 6 do Artigo 8º do Regulamento de Competições que a forma de desempate é efectuada da seguinte maneira:
"a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) O maior número de vitórias em toda a competição;
f) O maior número de golos marcados em toda a competição."
Se quem lê isto fica com alguma espécie de dúvida, talvez tenha que voltar à escola. Em nenhum lado se fala em "goal-average". Isto sim é a divisão dos golos marcados pelos sofridos para dar a média (average).
A diferença entre o número de golos marcados e sofridos é isso mesmo... a diferença! Um menos o outro!
Há dúvidas???
Analisando o caso em concreto, com os elementos acima, apenas encontramos na alínea f) a forma de desempate pois tudo o resto é igual. Uma vez que o Vitória marcou 3 golos e os Belenenses apenas marcaram 2, está correcta a interpretação da Liga.
Não há caso!
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Valerá a pena gastar dinheiro?...
Não os consegues vencer...
Hoje Portugal e Espanha assumiram a organização conjunta do Mundial de 2018.
Apesar de ter aqui apontado algumas situações que podem fazer de nós o parceiro pobre, uma vez que vai avançar, sou dos primeiros a apoiar pois trata-se da segunda maior organização desportiva a nível mundial, logo a seguir aos Jogos Olímpicos e trás consigo um enorme prestígio.
Muita tinta correrá sobre o assunto e muitas vozes favoráveis e discordantes soarão.
Uma vez que vamos avançar, apenas temos que nos preocupar em vincar o nosso espaço e com o facto da Espanha ter que acompanhar a nossa capacidade comprovada de fazer bem.
Se assim for, será sucesso garantido!
Viva o Mundial Portugal / Espanha 2018!!!
sábado, 17 de janeiro de 2009
Já estamos a ser lixados outra vez...
Deste se diz que é um excelente negociador, que não dá nada sem receber algo maior em troca e que as suas amizades são sempre por interesse.
Claro que para estar receptivo a realizar o Mundial de 2018 em conjunto com Portugal, algo teria na manga e já se começa a perceber qual o trunfo. O nosso país não tem nenhum estádio com lotação suficiente para acolher nem o jogo de abertura nem o da final pois a FIFA impõe que esses sejam jogados em campos com lotação mínima de 80.000 lugares.
Até hoje, todos os campeonatos realizados por dois países, sempre tiveram a abertura num país e a final noutro. A ser verdade esta situação que agora se fala e o facto de não ser previsível que o Benfica pretenda alterar a capacidade do Estádio da Luz, será a primeira vez em que há um país que se limita a ser organizador complementar (e não conjunto) de um outro, que irá, seguramente, aparecer como organizador principal. Para já não falar no facto de muitos milhões de pessoas de nações mais longínquas ou menos informadas reforçarem a sua ideia de que Portugal é apenas uma província de Espanha.
Ainda estamos a tempo de repensar este nosso envolvimento que, desta forma e a meu ver, trará mais custos que benefícios.
Os espanhóis não se conformam...
Expliquem-me devagar para ver se entendo
Que bela oportunidade
Ora aqui está uma bela oportunidade para os tribunais fazerem justiça!
Grimi vai ter que ser presente a julgamento pela infracção cometida e não espero que lhe seja dada uma pena menor que a qualquer comum cidadão português, pelo que o argentino pode esperar ficar 6 meses inibido de poder conduzir.
No entanto, há também a possibilidade de se fazer outra justiça e matar 2 coelhos de uma cajadada, condenando o jogador do Sporting a algumas horas de trabalho comunitário e pode ser que assim ele se junte a Luisão (que ninguém sabe onde cumpriu a sua pena) e cumpram os dois em conjunto...
Quanto ao Sporting, espero que tenha mão firme e explique ao rapazinho que não pode andar a guiar bêbado! Até convém mostrar-lhe a fotografia de um tal Cherbakov que também era novo, também era uma promessa, também era indisciplinado e por essas razões está sentado numa cadeira de rodas para o resto da vida.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Irresponsabilidade?
Hoje os deputados espanhóis reagiram com surpresa e de forma muito crítica, por já existirem acordos assinados em que Portugal assumiu a sua parte no prolongamento das linhas de alta velocidade e que se não for comprido trarão graves custos de alteração a tudo o que está delineado e pronto a iniciar.
Estamos, portanto, perante declarações graves da líder do maior partido da oposição e única pessoa capaz de retirar o poder a José Sócrates, que não pode desconhecer estes acordos e muito menos rasgá-los à boa maneira do futebol...
A ver vamos!
Lá (não é) como cá
Ramón Calderón, presidente do Real Madrid, apresentou a sua demissão do clube merengue por recaírem sobre si suspeitas de actos menos lícitos na angariação de sócios de conveniência para fazer passar as contas do clube em assembleia geral.
Nada foi provado nem tão pouco há acusação, mas o presidente entendeu que sob suspeita não deveria continuar no cargo.
Afirmou sair de cabeça erguida e consciente de ter feito o melhor pelo clube.
Pode partir-se daqui para uma curiosa reflexão de comparação entre o que se passa no nosso país, no futebol e não só, e esta atitude do presidente do maior (este sim, o maior) clube do mundo. Por cá, espera-se que haja uma acusação para que se reforcem funções, poderes ou se ganhem eleições, lá apresenta-se a demissão.
Sabendo à partida que nuestros hermanos não são santinhos, nós por cá em matéria de dar a volta aos assuntos, damos-lhes uma abada!!!...
A crise não chega a todos
Ao que parece, o Sheikh Mansour, dono do Manchester City, faz questão de demonstrar que a crise não o afecta e está disposto a pagar a maior soma de sempre numa transferência de um jogador de futebol, tendo oferecido ao AC Milan para cima de € 100 Milhões pelo passe de Kaká. No final serem 100 ou 133 Milhõe parece irrelevante pois num período como o que se atravessa qualquer quantia nos parece astronómica se pensarmos que, face à crise instalada, os valores gastos podem não se traduzir em ganhos directos para qualquer clube.
Numa altura em que se aventa que Abramovich pretende vender o Chelsea para estabilizar a sua fortuna, das arábias chega uma prova de poder e força como que a dizer que ainda continua a ser o petróleo dos desertos quentes que comanda o mundo.
Para os italianos é uma oportunidade fantástica para equilibrar contas e, rezam as crónicas, já deram autorização ao jogador e ao seu representante para negociarem com o clube inglês.
Para Kaká parece-me que está o dilema mais difícil. Optar claramente pelo lado financeiro e ser o jogador mais bem pago de sempre apesar de se transferir para um clube onde não tem garantias de poder ganhar títulos ou optar pela vertente desportiva e manter-se num clube com tradição e com muito mais e maiores ambições.
Também gostava de ter um dilema destes...
Será um navio?...
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Já era dado como vencedor
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Para quem gosta de futebol espectáculo
Só nos faltava esta agora...
A coisa anda má com o Islão em diversas frentes e se há malta com quem neste mundo ninguém quer comprar briga é com os seguidores de Alá. Pois logo o chefe da igreja cá da terra tinha que se lembrar de mandar esta atoarda.
Depois, se um dia deste levar umas bujardas, queixa-se!...
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Joga no Trofense e não é parvo...
Valdomiro - Jogador do Trofense
A 12 horas de ser o melhor do Mundo
domingo, 11 de janeiro de 2009
Peripécias da semana
O Benfica teve uma semana interessante em que teve um jogo em Guimarães que se poderia ter complicado, não fora o árbitro não ver um penalti a favor do Vitória quando o resultado ainda estava a zero e acabou a semana a ganhar ao Braga com várias situações muito estranhas de penaltis não assinalados contra, e um fora-de-jogo que deu um golo.
Como é que se pode defender uma equipa de arbitragem que não vê um fora-de-jogo num livre e um penalti como o que foi cometido por Luisão?
Esperemos que seja publicada a avaliação do Delegado da Liga para saber se há mais uma positiva de favor...
O Porto que não conseguiu ganhar ao Trofense em casa também se queixa de duas grandes penalidades não assinaladas.
Não se queixa, claro, de mais uma brutal agressão de Bruno Alves sobre um adversário a quem abriu a testa com uma pisadela com os pitons da bota que eu, pelo que vi, foi propositado pois ninguém põe um pé mais perto quando o pode por mais longe se não quiser aleijar o colega de profissão.
Será que poderá haver sumaríssimo ou ainda é preciso ele aleijar mais 20 adversários para pensarem nisso?
Sobre o Sporting, se alguém se lembrar de alguma coisa de anormal (para além de ter ganho com facilidade), que escreva na caixa de comentários...
E nós aqui não sabemos de nada...
Penso que é uma notícia que deveria ser comentada pala FPF no sentido de aquilatar da sua veracidade ou se é apenas uma pressão a Dunga para convocar os "mininos".
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Uma dúvida
de € 150.000 para € 5.000.000
Até aqui, as obras municipais estavam isentas de concurso público até ao valor de € 150.000, a partir de agora estarão isentas dos mesmos concursos as obras a executar até aos € 5 Milhões de Euros!...
Da maneira que sabemos que são os nossos autarcas vais ser uma farturinha de obras nestes próximos 2 anos, não tenho dúvidas. Há que aproveitar os empreiteiros que habitualmente pagam a "gasosa" para lhes dar trabalho, mesmo que a dita "gasosa" só venha a ser paga depois de se deixar de ser autarca, para não dar muito nas vistas, ou então passar por qualquer familiar menos exposto.
Tal como as bruxas, ninguém viu nem ninguém pode provar, mas que "los hay, los hay"!
Ou será que há que acredite que todos resistem à tentação do dinheiro fácil?
Ferrari pó galheiro!
Este é o árbitro para o Mundial?...
O Sr. Olegário é o árbitro pré designado pela FIFA para estar no Mundial da África do Sul. Será que vai para lá fazer coisas destas?...
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
A equipa do ano por Messi
Se a UEFA me pedisse para escolher onze jogadores eu teria duas formas de o fazer. Ou escolheria os melhores ou escolheria os meus amigos, mas assumiria a forma em como estava a fazê-lo!
Eleger van Bronkhorst, Zanetti, Fabrègas, Iniesta ou Agüero, porque já jogaram comigo ou porque são colegas da selecção não parece nada correcto, sobretudo quando não se está a ser justo e para não ter que lá por nomes que não lhe convêm. Será que Torres, van Nistelroy, Ibrahimovic ou Ronaldo são perigosos na sua disputa pelo melhor do mundo que se aproxima e por isso não são eleitos?
Mais uma forma de pressão à FIFA, que cada vez mais acho que não vai eleger a pessoa certa... é uma ideia minha!
Não poderia esperar?
Eu fui dos que aceitei o Deco e o Pepe e que até vejo com bons olhos a entrada do Liedson, sempre na prespectiva que, pelos anos que por cá passaram já têm uma costela lusitana, gostam do nosso país como seu e que têm capacidade de, enquanto jogarem por Portugal, não virem dizer que se sentem bem é noutro lado.
Afinal aqui, o ingénuo sou eu!...
Metade ou mais?
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Europa? Só para lá dos Pirinéus
Benfica e os guarda-redes
Calhou agora ao Moreira ficar de fora. Mais um a pagar a factura de um frango.
Mais uma vez volta a ser o mesmo a pagar pelos erros de uma equipa e de uma equipa técnica!
Fábio Coentrão
Dia de Reis
Tiveram que dormir no Seixal, levaram com o ex-colega Rui Costa e com Luís Filipe Vieira ao jantar e ao pequeno-almoço. Em resumo, ficaram com as culpas todas, até mesmo as que não parecem ter.
Não vejo que os jogadores tenham culpa de ninguém saber muito bem o que é que anda lá a fazer, que apareça o Binya em vez de alguém que saiba jogar à bola, que o Moreira não tenha tapado todos os espaços, tal como estava a acontecer a Quim, porque a defesa deixa passar, porque o meio-campo já tinha deixado também, porque o ataque não faz a primeira pressão.
Como diria um benfiquista aos microfones do Rádio Clube, este jogo é colectivo e não é ténis. Se fosse talvez o Suazo ganhasse os jogos todos, mas assim...
Amanhã é dia de deslocação à Cidade Berço onde não se esperam facilidades. Depois do que aconteceu, duas coisas podem acontecer. Ou sai bem e à boa maneira dos adeptos benfiquistas, tudo volta à normalidade até à próxima anormalidade ou voltam a perder e então a coisa pode ficar feia. Mas como é a Taça da Liga logo vão dizer que é uma competição menor e que não estão para aí virados. Talvez tenha sido por isso que saíram da UEFA, também era a menor das desse organismo e não interessava...
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Dois árbitros em campo
Foi com muito prazer que ouvi ontem o Vítor Pereira defender esta mesma ideia no programa Domingo Desportivo, como primeira alternativa aos meios tecnológicos que tanto tardam em ser aceites.
Pode não ser a melhor das ideias. Pode não ser a solução milagrosa. Pode até vir a trazer problemas numa fase inicial. Mas seria uma mexida que poderia trazer credibilidade e demonstraria vontade de mexer para melhorar.
Volta Quim, estás perdoado
Também Moreira não faz tudo quanto devia e deixa passar a bola entre as mãos na Trofa, naquilo que se pode chamar um frango!
Temos que ser justos e dizer que este é um ano de queima no Benfica. Queimam-se guarda-redes, queimam-se treinadores, queimam-se directores desportivos e, em última instância, poder-se-ão queimar presidentes... Por enquanto e por paixão, vão ficando todos de fora e vai sobrando para os menos culpados.
sábado, 3 de janeiro de 2009
Dakar já rola na Argentina
Está na estrada o Dakar Argentina - Chile
E não correu bem aos Portugueses a primeira etapa.
Nos automóveis o melhor foi Francisco Inocêncio em 55º a 46 minutos dos vencedor, Nasser Al-Attiyah.
Nas motas, Paulo Gonçalves, apesar de fazer 15º lugar perdeu 35 minutos para Marc Coma.
Vamos esperar que as próximas etapas venham a ser mais favoráveis e a permitir uma classificação mais destacada aos nossos compatriotas.
As Festas fizeram-me mal...
A alteração não muda muito o comentário pois não é mais fácil por ser esta equipa e não o Marítimo. Manuel Machado é uma velha raposa que sempre dificulta muito o trabalho aos adversários.
Regressa o ópio do povo
Hoje continua com o Sporting em Setúbal e amanhã com o Porto na Madeira para defrontar o Marítimo e com o Benfica na Trofa.
Os leões nem sempre se dão bem com os ares do Bonfim mas têm obrigação de ganhar a uma equipa que ainda não convenceu esta época.
O Porto tem trabalho complicado pois os maritimistas querem demonstrar que o resultado com o Benfica foi um percalço e que são capazes de mais.
O Benfica tem a deslocação, teoricamente, mais fácil. Já se diz que há lotação esgotada, o que não é de admirar quando os da Luz andam no primeiro lugar, que é um apoio motivador para os jogadores. Vamos ver se são capazes de passar para o campo o favoritismo que lhe é atribuído no papel.
Esperemos também que não voltem já na primeira jornada do ano novo as confusões com que encerrou 2008 no que às arbitragens diz respeito pois em nada dignifica o espectáculo, os intervenientes e a Liga portuguesa em geral.
Sobre os inquéritos
Terminaram no dia 1 os inquéritos que aqui pus a votação nos últimos meses e as conclusões são, de certa forma, surpreendentes para mim.
Sobre o facto de Liedson jogar na selecção nacional eu esperava alguma divisão, mas com o sim a vencer pois está à vista a incapacidade da nossa selecção marcar golos e por se tratar de um jogador que não precisa de provar a ninguém aquilo de que é capaz.
Ganhou o "não" com 56% contra 43% (não percebo estas contas, mas foi o que deu...).
É fácil subentender que quem não é do Sporting não quer mais um estrangeiro com as cores de Portugal ou que ainda subsistem muitos puritanos que continuam a não gostar do Deco e do Pepe e de tudo o que estes acrescentam.
Já sobre o facto de Vale e Azevedo ser extraditado, confesso que esperava mais "não's" que aqueles que houve (51% Não e 48% Sim - mais uma vez as contas...).
Afinal ainda há gente que acredita no Pai Natal...